Fentepp: Programação recheada

Entrada em todo o festival é gratuita e a retirada de ingressos ocorrerá sempre no dia da apresentação de cada espetáculo

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 09/10/2019
Horário 07:50
Alessandra Novhais: Buraquinhos ou o Vento é Inimigo do Picumã é encenado às 20h
Alessandra Novhais: Buraquinhos ou o Vento é Inimigo do Picumã é encenado às 20h

Teve início no dia 8 de novembro o evento tradicional e esperado pela população de toda a região: o Fentepp (Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente).  A 25ª edição do festival espera reunir pelo menos 10 mil pessoas nos 22 espetáculos disponíveis para todos os gostos. A programação contará ainda com 35 apresentações em nove locais espalhados pela cidade de Presidente Prudente e ações formativas, como oficias, rodas de conversa e bate-papo. 

“Toda a programação do Festival é gratuita e a retirada de ingressos ocorrerá sempre no dia da apresentação de cada espetáculo, no balcão de informações do Centro Cultural Matarazzo”, comenta a organização. Abaixo a programação completa do evento

 

O QUE ACONTECE HOJE?

 

- QUEM VEM DE LONGE

As Graças | São Paulo – (SP)

45 minutos | Livre

11h | Praça 9 de Julho 

19h | Quadra Poliesportiva dos Bairros Residencial Cremonezi, Residencial Bela Vista I e Residencial Tapajós

 

Quem Vem de Longe é um espetáculo sobre os fluxos migratórios atuais, sobre as diferenças e as distâncias que perpassam nosso mundo. As três atrizes da Cia. Teatral As Graças, com uma narrativa em forma de conversa multifacetada, evocam a também multifacetada trajetória de quem migra ou de quem tenta migrar para outra terra, para outra situação ou, simplesmente, para outro desejo.

 

- BURAQUINHOS OU O VENTO É INIMIGO DO PICUMÃ

Carcaça de Poéticas Negras - São Paulo – (SP)

90 minutos | 12 anos

20h | Teatro Paulo Roberto Lisboa - Centro Cultural Matarazzo

 

Um menino negro - morador do bairro Guaianases, zona leste de São Paulo - vai à padaria comprar pão no primeiro dia do ano e leva um "enquadro" de um policial. Assustado ele começa a correr e não para mais, o que o leva a uma maratona pelo mundo passando por países da America Latina e África. Ao longo do caminho ele é atingido por 111 tiros de arma de fogo do policial que o persegue. Buraquinhos que se abrem sem pudor e o vento que espanta o picumã. "Buraquinhos ou O vento é inimigo do picumã" é uma denúncia ao genocídio da população jovem, negra e periférica com fortes tintas de realismo fantástico.

 

- PARA MOLLIS

Pagu Cia. de Teatro | Presidente Prudente

40 minutos | 12 anos

22h | Espaço Laje – Centro Cultural Matarazzo

 

Para Mollis é um espetáculo de construção coletiva, dividido em cinco estágios que se complementam, apresentando a transformação da mulher no decorrer da vida, até a morte. Quatro atrizes compartilham as diferentes fases dessa mulher, em uma encenação que traz à tona questões instigantes da mídia, da história, da violência e do sexismo. A metáfora de “Para Mollis” perpassa a fala das personagens que, em devaneios, fazem saltar as experiências das mulheres e atrizes num misto de escolhas, renúncias, desafios e confissões, revelando como o ciclo cultural sobre a definição de mulher é facilmente concluído.

 

- OFICINA | O CORPO EM FUGA

10h às 12h30 | Espaço Armazém - Centro Cultural Matarazzo

Orientação: Elenco do espetáculo “Buraquinhos ou O vento é inimigo do picumã” - São Paulo – (SP)

Exercícios práticos sobre a dramaturgia do corpo em fuga, sua formulação, simbologia e perspectiva. A oficina buscar criar um campo de estudo sobre o ser e o espaço em estado de risco, artimanhas de sobrevivência e auto representação, narrativas marginais que norteiam a construção do corpo-alvo e a massificação do corpo-algoz.

Público alvo: atores, diretores e  estudantes de teatro, acima de 16 anos

 

- FILME DOCUMENTÁRIO | TODOS OS PAULOS DO MUNDO

18h | Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo - Centro Cultural Matarazzo

 

Direção: Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira

Brasil, 2018 - 80 min - 14 anos

 

Paulo José é um ícone brasileiro. O talento sem igual, a voz inconfundível, o carisma e a versatilidade acompanham as seis décadas de sua trajetória como ator, diretor e pensador do país. "Todos os Paulos do mundo"  narra a vida e a obra do maior ator do cinema brasileiro através do que viveu e das reflexões que Paulo José, há vinte cinco anos convivendo com o Mal de Parkinson, consegue articular ainda hoje, às vésperas de seu aniversário de 80 anos. Diante da perda da voz, um artista que insiste em falar e que encontra em “Todos os Paulos do mundo” a caixa amplificadora de seu verbo para o mundo.

 

Serviço

25º Fentepp – de 8 a 17 de novembro de 2019

Governo de Presidente Prudente – Secretaria Municipal de Cultura

Apoio: Sesc Thermas

Colaboradores: Governo do Estado de SP, Pontos MIS, COMTUR, GTO – Grupos Teatrais Organizados de Presidente Prudente

A retirada de ingressos gratuitos ocorrerá sempre no dia da apresentação de cada espetáculo, no balcão de informações do Centro Cultural Matarazzo.

Os ingressos dos espetáculos a partir de sábado, dia 9 de novembro, serão entregues a partir das 9h, de acordo com a lotação do teatro.

 

 

Publicidade

Veja também