Festival de bets ocorre entre hoje e amanhã no Sesc Thermas, em PP

NOSTALGIA Objetivo da modalidade é trocar de base cruzando os tacos no meio do campo de jogo

Esportes - Da Redação

Data 10/02/2018
Horário 11:54

Presente na lembrança da infância de muitos adultos, o jogo de bets será relembrado durante um festival neste fim de semana, no Sesc Thermas, em Presidente Prudente. Entre hoje e amanhã, os participantes podem vivenciar uma das brincadeiras mais populares entre as crianças das décadas de 1980 e 1990, com participação gratuita. A atividade ocorre das 14h às 18h, no Bosque da unidade.

Tradicional em diferentes regiões do Brasil, o jogo também é conhecido como taco, tacobol, bete-ombro, bete, betcha, becha, bets lombo, casinha, entre outros. “É uma ação aberta para todas as idades, na qual é possível a interação entre gerações devido os pais, tios ou avós terem praticado na infância ou adolescência e, agora, surge a oportunidade de brincarem com seus filhos e netos”, comenta a monitora de esportes, Andrea Mello.

Para participar não é necessário fazer inscrição. A atividade será das 14h às 18h, no Bosque do Sesc Thermas. “A brincadeira chama atenção porque pode ser realizada em qualquer lugar e não necessita de itens complexos. O bastão pode ser feito de qualquer material e a casinha de lata vazia ou de galhos”, explica.

 

“Tradicional em diferentes regiões do Brasil, o jogo também é conhecido como taco, tacobol, bete-ombro, bete, betcha, becha, bets lombo, casinha, entre outros”

 

O jogo

O objetivo do bets é trocar de base cruzando os tacos no meio do campo, o que equivale a um ponto. A outra dupla, da bolinha, tem de primeiro conquistar o taco - derrubando a casinha ou “queimando” o adversário - para somente depois buscar o acúmulo de pontos. O jogo acaba quando uma das duplas totalizar 24 pontos e completar o “ritual” de encerramento da partida.

 

Regras

A bolinha é rebatida para frente: A dupla corre para trocar de base cruzando os tacos no meio de campo, antes que os adversários recuperem a bolinha e se aproximem novamente das bases. A bolinha raspa no taco do rebatedor, correndo para trás da base: “um para trás”. Ao acumular “três para trás” a dupla perde a posse do taco.

A bolinha é rebatida, mas é pega no ar pelo lançador: a dupla perde automaticamente a posse do taco. A bolinha toca o rebatedor que está com o taco fora da base: a dupla perde automaticamente a posse do taco.

(Com Assessoria de Imprensa do Sesc Thermas)

 

Jornal O Imparcial

Foto: Cedida/ Sesc Thermas, Uma das brincadeiras mais populares ao longo das décadas de 1980 e 1990, bets será relembrado das 14h às 18h

 

SERVIÇO

Para participar do Festival de bets, apresentado pelos instrutores de atividades físico-esportivas do Sesc, não é preciso fazer inscrição antecipadamente. A atividade acontece nos dias 10 e 11, sábado e domingo, das 14h às 18h, no Bosque.

Publicidade

Veja também