Fieis celebram  Quarta de Cinzas e iniciam a quaresma

Com a chegada da data, tem início a Campanha da Fraternidade cujo tema é "Superação da Violência”, e o lema “Vóis sois todos irmãos”

VARIEDADES - BEATRIZ DUARTE

Data 13/02/2018
Horário 12:48

A Quarta-feira de Cinzas é celebrada por fieis católicos de todo o mundo, amanhã, após a folia carnavalesca. As paróquias pertencentes à Diocese de Presidente Prudente celebram a data com uma missa e a distribuição das cinzas. Segundo o bispo diocesano dom Benedito Gonçalves dos Santos, o período de carnaval é um momento propício para os féis voltarem à comunhão com Deus. “Nós sabemos que nesse momento, o mundo está distante do evangelho. A folia vem mudando muito as pessoas, é um tempo difícil, principalmente, às famílias”.

O bispo ressalta que com a chegada da Quarta-feira de Cinzas, se inicia a quaresma, 40 dias em que os fiéis católicos relembram o sofrimento de Jesus Cristo, e celebram o nascimento e ressureição. O período finaliza no Domingo de Ramos, que antecede a semana santa.

Segundo monsenhor José Antônio de Lima, todos os anos, a igreja católica promove uma campanha de fraternidade que está inserida dentro do período de quaresma. Em 2018 o tema é "Superação da Violência”, com o lema “Vóis sois todos irmãos”. O objetivo geral da campanha é construir a fraternidade, promovendo a cultura de paz, reconciliação, justiça, e a busca da palavra de Deus como caminho para a superação. A ação arrecada um valor que é destinado à criação de projetos sociais. 

 

Missas
A Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Maristela), realiza na Quarta-Feira de Cinzas, duas missas, às 9h e às 20h, onde ocorre o encerramento do acampamento juvenil, comum na data. 

Na Paróquia Nossa Senhoria Aparecida, a missa em alusão à data ocorre também Às 19h30.  Já na Catedral de São Sebastião, a missa de Quarta-Feira de Cinzas será celebrada Às 12h e às 19h30. Na Paróquia Mãe da Igreja realiza a celebração de cinzas será também às 19h30.

 

Saiba Mais
Conforme o site oficial da Canção Nova, a Quarta-feira de Cinzas foi instituída há muito tempo na igreja; dia que marca o início da quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa. Para os antigos judeus, sentar-se sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus. As cinzas bentas e colocadas sobre as nossas cabeças nos fazem lembrar que vamos morrer, que somos pó e ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3, 19), para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa, para não mais perecer. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de carnaval e é o primeiro dos 40 dias (quaresma) entre essa terça-feira e a sexta-feira (santa) anterior ao domingo de Páscoa. A intenção desse sacramental é levar-nos ao arrependimento dos pecados, marcando o início da quaresma, é fazer-nos lembrar de que não podemos nos apegar a esta vida, achando que a felicidade plena possa ser construída aqui. É uma ilusão perigosa. A morada definitiva é o céu.

 

“Nós sabemos que nesse momento, o mundo está distante do evangelho, o carnaval vem mudando muito as pessoas, é um tempo difícil principalmente às famílias”.
Benedito Gonçalves dos santos,
bispo da Diocese de Prudente

 

Música
Campanha da Fraternidade – 2018
Fr. Z. Augusto e Pe. W. Rodrigues

Neste tempo quaresmal, ó Deus da vida
A tua Igreja se propõe a superar
A violência que está nas mãos do mundo
E sai do íntimo de quem não sabe amar

Fraternidade é superar a violência!
É derramar, em vez de sangue, mais perdão!
É fermentar na humanidade o amor fraterno!
Pois Jesus disse que “somos todos irmãos”
Pois Jesus disse que “somos todos irmãos”

Quem plantar a paz e o bem pelo caminho
E cultivá-los com carinho e proteção
Não mais verá a violência em sua terra
Levar a paz é compromisso do cristão

A exclusão, que leva à morte tanta gente
Corrompe vidas e destrói a criação
Basta de guerra e violência, ó Deus clemente
É o clamor dos filhos teus em oração

Venha a nós, Senhor, teu Reino de justiça
Pleno de paz, de harmonia e unidade
Sonhamos ver um novo céu e uma nova terra
Todos na roda da feliz fraternidade

Tua Igreja tem o coração aberto
E nos ensina o amor a cada irmão
Em Jesus Cristo, acolhe ama e perdoa
Quem fez o mal, caiu em si e quer perdão

Publicidade

Veja também