Formação de leitores é fundamental para que indivíduos participem da sociedade

O Imparcial na Escola

COLUNA - O Imparcial na Escola

Data 04/12/2018
Horário 05:56

EM PADRE EMÍLIO BECKER

A presença dos meios de comunicação impressos e digitais na vida das pessoas é um fato. Atualmente, é de conhecimento que não basta decodificar o sistema de escrita para ser um leitor competente dos textos que circulam no mundo da escrita. Tanto a competência leitora como a escritora se faz pelo uso de uma diversidade de gêneros a partir das necessidades de comunicação do meio em que os indivíduos circulam.

 

Gênero

No caso do gênero jornalístico, a formação de leitores é fundamental para que os indivíduos participem da sociedade acompanhando acontecimentos de natureza econômica, social e política. Dessa forma, a construção de capacidades de leitura de textos jornalísticos tem se constituído, cada vez mais, como uma condição para formar sujeitos atuantes.

 

Matérias publicadas

A diversidade de matérias publicadas em jornais exige dos alunos o uso de capacidades e procedimentos leitores específicos para que tenham acesso a esses meios. É por isso que enfatizamos a importância do estudo dos gêneros da esfera jornalística na unidade escolar.

 

 

Atividades desenvolvidas

Leitura periódica de reportagens, notícias, etc.; Leitura compartilhada – (2ºs, 3ºs, 4ºs e 5ºs anos); Leitura em voz alta pelo professor – (1ºs anos); Seleção e organização de matérias atreladas aos Projetos Pedagógicos: Combate ao mosquito Aedes Aegypti; Prevenção contra abuso sexual Infanto-juvenil;  Educação Ambiental, Projeto Jornal (Ler e Escrever), Seção infantil - atividades escolares divulgadas no jornal, entre outros; Momentos de troca de informações sobre as matérias lidas; Pesquisa sobre assuntos referentes aos conteúdos trabalhados; Rodas de leitores com o propósito de trabalhar diferentes gêneros textuais encontrados no jornal, entre eles, carta ao leitor, artigos de opinião, etc; Incentivo a leitura do jornal como fonte de informação pelos funcionários e comunidade escolar;  Leitura do jornal entre família e aluno diariamente – atividade  extra classe, onde o aluno tem a oportunidade de levar o jornal para realizar leitura com seus familiares.

 

5ºs anos

Utilização do jornal em sala de aula vinculadas as atividades permanentes presentes no Guia de Planejamento e Orientações Didáticas Ler e Escrever, dentre elas estão o trabalho de análise da estrutura do jornal, a localização de informações como a previsão do tempo, a notícia destaque do dia – focando também no trabalho com manchete e lead, crônicas, leitura deleite, leitura compartilhada, discussão e registro da própria opinião sobre determinada notícia (carta de leitor).

 

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