Formação eleva inserção profissional

Além da qualificação, especialista indica a necessidade de candidatos conhecerem as empresas, vagas e funções que almejam para a conquista de uma vaga

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 02/02/2020
Horário 08:05
Weverson Nascimento: Leonardo: “É preciso investimento de tempo, foco e determinação”
Weverson Nascimento: Leonardo: “É preciso investimento de tempo, foco e determinação”

“Como se preparar para o mercado de trabalho?”. Você, certamente, em algum momento da vida, já deve ter parado para pensar sobre este questionamento e que acompanha milhões de brasileiros todos os dias. Isso porque, diversos são os fatores que fazem com que a vaga almejada não seja conquistada, mas iniciativas como a do psicólogo e consultor de gestão de pessoal, Leonardo Ratti, 24 anos, auxiliam, e facilitam, o processo de inserção profissional.

A mais recente das ações foi um curso realizado no início do ano, e que em breve contará com uma nova edição, cujo objetivo foi justamente o de preparar os participantes para o mercado de trabalho. À época em que elaborou a iniciativa, o jovem conta que tinha como objetivo mostrar que, muitas vezes, para se ter uma experiência profissional, é necessário investimento, que não se resume ao financeiro, mas também ao investimento de tempo, foco e determinação.

“Eu entrevisto em média 20 pessoas por semana para vagas no hospital que presto serviço, além de demais empresas. Do total, 70% não estão preparadas para o mercado de trabalho e diversos são os fatores”. Foi justamente a partir desta vivência que ele resolveu elaborar o curso, na tentativa de melhorar o índice tanto para empregados quanto para empregadores. 

 

MAS, E AÍ, QUAIS

AS BARREIRAS?

Além das dificuldades em qualificação profissional, o profissional comenta que outra grande barreira é a falta de informação, já que diversas são as pessoas que desconhecem ferramentas e redes sociais indicadas para esta busca profissional, e que auxiliam neste momento decisivo para a carreira dos candidatos. “Com tais informações em mãos, é hora de dar algumas dicas importantes e que vão ajudar quem busca um emprego”.

Entre tais dicas estão: conheça a empresa, a vaga e a função para qual você está enviando seu currículo, não coloque mentiras ou informações que possam comprometer o processo de seleção e entregue apenas para empresas que estejam de acordo com os interesses do candidato, já que muito mais do que um papel, o currículo é o documento.

 

PASSOS QUE AJUDAM A

INSERÇÃO PROFISSIONAL

No curso em questão, os participantes terão acesso a cinco aulas e que foram dividas da seguinte forma: elaboração do currículo, com informações sobre o que colocar e de que maneira distribuir cada item; marketing pessoal, com foco na aparência, vestimenta e oratória; redes sociais, para mostrar como elas podem ser fundamentais no sucesso profissional – e alertar para determinadas publicações; preparação para a entrevista de emprego e, por fim, como agir depois de ser selecionado para a vaga.

 

 

SAIBA MAIS

Leonardo Ratti tem 24 anos e afirma ser um jovem que vem de família humilde, fato que não o impediu de realizar sonhos, se capacitar e viajar o mundo em busca de seus ideais. Justamente por “tudo o que viveu”, o psicólogo organizacional da Santa Casa de Presidente Prudente afirma que decidiu mostrar, através de cursos, palestras e workshops, que todo mundo “pode chegar lá”. “Por trás de qualquer função há uma pessoa, e é focando nosso trabalho nesta pessoa que vamos melhorar a empresa, os números e os nossos serviços”.

 

 

 

Publicidade

Veja também