Fundada em 1944, biblioteca municipal tem acervo diversificado

PRUDENTE - PEDRO SILVA

Data 22/09/2019
Horário 04:02
Paulo Miguel - Murilo Tomiazi é responsável pela biblioteca municipal: “Essencial para construção da sociedade”
Paulo Miguel - Murilo Tomiazi é responsável pela biblioteca municipal: “Essencial para construção da sociedade”

As primeiras civilizações avançadas mantinham suas tradições, leis e histórias em papiros, pergaminhos e, posteriormente, em livros, nas grandes bibliotecas. Essa tradição, apesar de um pouco diferente, ainda se mantém viva, inclusive em Presidente Prudente. A Biblioteca Municipal Dr. Aberlado de Cerqueira César carrega o nome do relator da lei que originou o município de Prudente. Fundada em 1944, a unidade já teve sua sede em diversos locais da cidade e, desde 2009, se encontra no Centro Cultural Matarazzo. Segundo dados da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), o acervo da biblioteca, que se iniciou a partir de doações, conta hoje com mais de 80 mil livros, além de revistas, jornais, periódicos acadêmicos e computadores para pesquisas e entretenimento.

As obras disponíveis para o público se dividem em dois acervos e abrangem grandes clássicos da literatura nacional e internacional, ficção, biografias, enciclopédias, dicionários e livros didáticos. Na biblioteca, também estão disponíveis ao público jornais de circulação regional e estadual, além de revistas variadas, como noticiosas, acadêmicas, de moda, cultura, ciências e turismo.

Dentro das instalações, existe um espaço reservado para as publicações de prudentinos, facilitando assim o contato dos visitantes com as obras locais.

Bibliotecário

Somente após 37 anos de sua fundação, em 1981, a biblioteca ganhou uma profissional bibliotecária, cargo hoje desempenhado pelo bibliotecário Murilo Tomiazi Misael. Ele conta que o acervo cresce anualmente, por meio de compras ou doações feitas pela população. E explica que para os interessados em ceder exemplares à biblioteca, os livros serão recebidos, avaliados e selecionados. Os títulos que se encaixam nos requisitos são enviados para tratamento e separação. “Alguns exemplares são distribuídos a escolas e outras bibliotecas da cidade, e outros, por meio do programa Acesso Livro, são doados à população, que pode retirar até dois livros por pessoa, de forma totalmente gratuita”.

Já os livros doados que se encontram em precário estado de conservação ou não se encaixam nos requisitos citados, como apostilas já utilizadas, são encaminhados para a reciclagem.

 

Estrutura

Hoje, a biblioteca conta com 19 funcionários, prestando serviços de referência ao acervo, manutenção, monitoramento e processos técnicos. A unidade gerenciava o projeto Acervo Circulante, hoje reponsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, onde livros que apresentam mais de um exemplar no acervo da biblioteca circulam em um ônibus por Presidente Prudente, podendo ser emprestados de 3 a 7 dias, dependendo da época e demanda dos títulos.

O bibliotecário responsável pela unidade diz que vê grande importância da existência da biblioteca, pois, segundo ele, “toda cidade deveria ter uma biblioteca. Elas são lugares de conhecimento, educação, informação e cultura. São essenciais para a construção da sociedade”.

Serviço

A Biblioteca Municipal Dr. Aberlado de Cerqueira César fica no Centro Cultural Matarazzo, na Rua Quintino Bocaiúva, 749, Vila Marcondes, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, e aos sábados, das 8h30 às 12h.

BIBLIOTECA MUNICIPAL

Documentos para cadastro

- Duas fotos 3x4 recentes;

- Documento de identidade, certidão de nascimento ou RA escolar;

- Comprovante de endereço recente;

- Comprovante de endereço de parente próximo, amigo ou vizinho, para referência;

- Menor de 18 anos deve ir acompanhado do pai ou responsável para assinar a autorização para o empréstimo de livros na biblioteca;

- Número de telefone de referência;

Documentos para acessar a internet

- RG;

- Comprovante de endereço;

- Menores (entre 12 e 18 anos) devem ir acompanhados de responsáveis apenas no momento do cadastramento. Menores de 12 anos devem ir sempre acompanhados de responsáveis.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura

Publicidade

Veja também