Galpão da Lua apresenta “Somos Cromossomos”, às 20h desta quinta-feira

Após ter espaço lacrado, espetáculo tem gostinho de comemoração à reabertura para o coletivo cultural que quer dar continuidade aos seus trabalhos

VARIEDADES - Da Redação

Data 24/04/2018
Horário 18:47
Divulgação: Palhaços desorientados se encontram para um espetáculo de variedades
Divulgação: Palhaços desorientados se encontram para um espetáculo de variedades

Às 20h, desta quinta-feira tem espetáculo com gostinho de comemoração, em frente ao Galpão da Lua, uma vez que após atender a uma exigência do MPE (Ministério Público Estadual), e ser lacrado pela Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento), espaço é reaberto com a condição de não receber público. O que de acordo com o coletivo cultural, em outras publicações, já não ocorria.

O espetáculo, gratuito, se chama “Somos Cromossomos”. Depois de uma longa viagem pelo mundo, seis palhaços desorientados se encontram para apresentar um espetáculo de variedades. Entre números cômicos, música, percussão corporal, dança e marionete, com simplicidade e precisão. Eles levam o público a uma jornada que adentra o universo do palhaço através de números cômicos inéditos e esquetes clássicas do circo brasileiro, música, percussão corporal, poesia, marionete e até uma família de karatekas, promovendo um encontro divertidíssimo para público de todas as idades.

Circo.
A Cia. Cromossomos foi formada em 2013 a partir do encontro de artistas do Brasil, Espanha, Itália e Chile que se especializaram na pedagogia de teatro físico de Jacques Lecoq, na escola internacional de teatro Estudis-Berty Tovías, em Barcelona, onde trabalharam juntos durante dois anos.

Seu nome se remete ao que há de comum e universal em todos nós, à combinação de um material “genético” tão vasto, que apesar da pluralidade de pensamentos e distintas trajetórias, forma um complexo e único DNA, em busca de troca e aprendizagem, de raízes e de viagem, de riso para juntar coragem e seguir na existência, na resistência...”

A trupe está também com a caravana que vai a cidades, distritos rurais e assentamentos do MST no Pontal do Paranapanema, com o projeto PalhAssentar a Terra, contemplado pelo Proac Circulação de Espetáculo de Circo.

 

Retomando

As portas do Galpão da Lua estão novamente abertas para os integrantes do coletivo acessarem seus equipamentos e materiais de trabalho. A utilização do espaço está restrita às atividades internas, não podendo receber espetáculos e shows abertos ao público. “Já esperávamos por essa decisão, uma vez que conhecendo o inquérito não haveria como ter outra. Entendendo a questão, a decisão é a mais correta”, menciona Luis Valente, um dos integrantes do coletivo Galpão da Lua.

O acordo de reabertura foi reafirmado na tarde de sexta-feira, dia 20 de abril, em duas reuniões, uma na prefeitura com o chefe de gabinete Marcos Tadeu e outra no MPE (Ministério Público Estadual) com o promotor André Luis Felício.

Conforme o coletivo, ambos entenderam que o grupo, assim como já havia documentado e informado, não estava desenvolvendo atividades com reunião de público no interior do prédio (às margens da linha férrea da antiga estação), e que, portanto, não havia motivo para o lacre.

“Dessa forma, continuaremos realizando nossas ações culturais do lado de fora do galpão, na rua, e nos bairros onde já atuamos. A expectativa, agora, é seguir nas negociações com o poder executivo municipal que estuda ceder um outro prédio para abrigar o Galpão da Lua, bem como buscar uma definição junto a SPU (Secretaria de Patrimônio da União) sobre o pedido de cessão de uso do imóvel ocupado por nosso coletivo desde novembro de 2016”, complementa Luis Valente.

 

FICHA TÉCNICA

 

“SOMOS CROMOSSOMOS”

 

Criação, direção e atuação: Cia. Cromossomos

Duração: 60 minutos

Classificação etária: Livre

Quinta-feira, dia 26, às 20h

Endereço: Rua: Julio Tiezzi,130 - Em frente ao Galpão da Lua

*Colaboração espontânea com o chapéu

Saiba um pouco mais sobre a Cia em: https://www.ciacromossomos.com/

E também do projeto PalhAssentar a Terra http://palhassentaraterra.blogspot.com.br/?m=1

 

 

Publicidade

Veja também