GASTRONOMIA LOCAL!

“Feito em SP” reuniu restaurantes e produtores da região, com objetivo de apresentar a comida regional e eleger 2 pratos e 2 produtos vencedores, que participam da final na capital

VARIEDADES - GABRIEL BUOSI

Data 10/10/2019
Horário 07:10
Jean Ramalho: “Feito em SP” reuniu gastronomia local na noite de ontem, em Presidente Prudente
Jean Ramalho: “Feito em SP” reuniu gastronomia local na noite de ontem, em Presidente Prudente

Ocorreu ontem, na Praça da Juventude e Longevidade, na Cohab, em Presidente Prudente, a 1ª edição do evento que tem sido classificado como o maior do país no que diz respeito à gastronomia. O “Feito em SP” reuniu restaurantes e produtores da região, cujo objetivo era o de valorizar a gastronomia local e eleger dois pratos e dois produtos vencedores da etapa e que vão participar da final, na capital paulista, entre os dias 24 e 27 deste mês no Espaço ‘Feito em São Paulo’, no Memorial da América Latina. A atividade agitou os moradores de toda a região, já que contou ainda com apresentações musicais.

Antes da abertura da praça com os produtos alimentícios, as atividades tiveram início ainda às 17h, ontem, com um workshop gratuito com o chef Sae Young Kim, do restaurante New Shin La Kwan, com ensinamentos sobre a “Burgogui – Churrasco à moda Coreana”. “Recebemos 20 inscritos e que estavam aptos ao regulamento do festival. Para nós é um privilégio receber essa etapa, pois além de promover nossa região, permite que a gente apresente os produtos da nossa terra”, afirmou o secretário municipal de Turismo, Paulo Silvio Sanches.

Na tarde de ontem, antes da avaliação, a reportagem conversou com um dos restaurantes participantes, o Valete Craft on Draft, de Presidente Prudente, e que levou para o festival o prato Hot Stuff. “É uma junção de várias das nossas porções mais queridas pela galera. Vai frango, bolinho de batata-doce, batata frita, pão com molho, maionese de calabresa e molho picantes”, informa o proprietário, Luiz Carlos Malamão Júnior. Sobre as expectativas, ele informou estar confiante e animado para o júri técnico. 

Quem também esteve presente e com produtos que fizeram sucesso foi a produtora rural, Suely Cuba. Com os chips de batata-doce com brigadeiro, doce que também tem como base o tubérculo, ela afirma que a família trabalha com o produto há 20 anos e viu nele a oportunidade de reinventar a gastronomia. “Eu era obesa e comecei a criar pratos com baixa caloria e que poderiam ser um sucesso. E deu certo!”.

Com a esposa e o neto caçula, o aposentado de 68 anos, Roberto da Costa, prestigiou o evento na noite de ontem e afirmou à reportagem que a importância se dá, justamente, na apresentação da capacidade de produção da região. “Muitos moram por aqui e não sabem o que é produzido, então é uma forma de fomentar e valoriza”, finaliza.

 

Produtos participantes

 

Prato: Coxinha de Frango com Catupiry

Responsável: Restaurante Zenaide, de Dracena

 

Prato: Frango Caipira Aromatizado com Pequi

Responsável: Hotel Fazenda Cliv Sol, de Iepê

 

Prato: Hot Stuff

Responsável: Valete Craft On Draft, em Presidente Prudente

 

Prato: Espetinho de Filé de Tilápia

Responsável: Restaurante do Roberto, Martinópolis

 

Prato: Queijo Prato Curado

Responsável: Queijos Monte Alegre, Adamantina

 

Prato: Caracol de Batata-Doce

Responsável: Recanto da Estância, Regente Feijó

 

Prato: Batata Formiguinha

Responsável: Andreattas Buffet, Taciba

 

Prato: Chips de Batata-doce com Brigadeiro

Responsável: Das Magrela, Presidente Prudente

 


 

 

Publicidade

Veja também