Geração de energia solar

OPINIÃO - César Daltoé Berci

Data 21/03/2019
Horário 06:00

A crescente demanda por energia elétrica, consequência direta do desenvolvimento tecnológico e econômico das nações, associada à ampliação da consciência ambiental, vem impulsionando o mercado de energias renováveis, onde a energia fotovoltaica, em franca expansão atualmente, ocupa posição de destaque.

Considerada limpa e sustentável, essa tecnologia é apontada por muitos especialistas como sendo “a energia do futuro”, ou seja, seria esta a melhor opção para geração de energia elétrica da atualidade. Esses profissionais defendem que esta modalidade de geração deverá, em algumas décadas, compor a maior parte da matriz energética mundial.

Uma das grandes vantagens da energia fotovoltaica é a sua facilidade de acesso, em relação a outras fontes de energia renováveis, como a energia eólica, disponível apenas em locais específicos onde a velocidade dos ventos é adequada. Praticamente, em qualquer lugar do planeta, pode-se instalar painéis fotovoltaicos para geração local de energia elétrica, bem como fazê-lo em pequenas quantidades, suficientes apenas para o consumo próprio, ampliando o acesso à energia, principalmente em regiões isoladas ou sem acesso às redes de distribuição.

Essa forma de geração possui, também, grande potencial para utilização na geração distribuída, onde, cada consumidor gera parte, ou toda a energia que consome, não a retirando, exclusivamente, do sistema elétrico.

A geração distribuída vem se tornando muito popular no Brasil, principalmente por parte de consumidores residenciais e comerciais, que visam retorno financeiro na redução das despesas com energia. Esse cenário atraiu o interesse de diversas empresas de atuação global, que, há alguns anos investem nesse mercado em outros países ao redor do mundo, e agora, também no Brasil.

O desenvolvimento de tecnologias voltadas à geração fotovoltaica, por sua vez, é objeto de interesse de poucos grupos de pesquisa em nosso país, de maneira que, atualmente, somos meramente consumidores dessa tecnologia.

Partindo para o contexto regional, tivemos recentemente uma universidade de Presidente Prudente, que assumindo seu papel como veículo de transformação da sociedade, investiu recursos na construção de uma das maiores usinas fotovoltaicas de autoconsumo do Brasil. Essa iniciativa é de fundamental relevância para o desenvolvimento desta área, pois atrai a atenção da sociedade em geral para os benefícios da utilização da energia fotovoltaica, impactando diretamente na popularização dessa fonte de energia, e atraindo, por consequência, o interesse de diversos pesquisadores e empresas que buscam o desenvolvimento de novas tecnologias.

Espera-se, através dessa iniciativa visionária, e de outras que certamente surgirão a partir dela, que se inicie um círculo virtuoso de desenvolvimento tecnológico, impulsionando o Brasil a se tornar um importante polo de desenvolvimento de tecnologia na geração de energia fotovoltaica.

Publicidade

Veja também