GiraArte divulga selecionados para apresentações por PP

Atrações musicais, peças de teatro, dança e circo percorrerão a cidade no segundo semestre em espaços convencionais e alternativos

VARIEDADES - SANDRA PRATA

Data 16/08/2018
Horário 08:00
Cedida - Resultado apresenta 4 Projetos de Música Instrumental e 4 projetos de demais estilos musicais; 2 de teatro, 2 de Circo e 2 de dança
Cedida - Resultado apresenta 4 Projetos de Música Instrumental e 4 projetos de demais estilos musicais; 2 de teatro, 2 de Circo e 2 de dança

Depois de transcorrido todos os prazos de recursos, o governo de Presidente Prudente, por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura) divulga todos os projetos, que cumprirão a agenda do segundo semestre de 2018, selecionados pela comissão. As apresentações ocorrerão em espaços convencionais e alternativos definidos pela própria pasta. O resultado apresenta 4 Projetos de Música Instrumental e 4 projetos de demais estilos musicais; 2 de teatro, 2 de Circo e 2 de dança.

No edital de shows musicais os selecionados foram: “A Arte Milenar do Taikô” (instrumental) com Dantai Fênix; “A Delirante Coragem” (demais estilos) Banda A Simetria; “Movimentos do Brasil” (demais estilos) Adriana Cavalcanti; MPB Duo In Concert (demais estilos) Orquestra de Grupo Celebration; “O Amor está no Ar” (demais estilos) Coral Vozes Prudentinas; “PraxizzJazz e Música Brasileira” (instrumental) Quartto Praxizz; “60 anos de Bossa Nova Violão Instrumental” (instrumental) Jotacê Cardoso; “Volta ao Mundo” (instrumental) OCOP (Orquestra de Câmara do Oeste Paulista); “Acender Velas Ilumina o Silêncio das Coisas Esquecidas no Porão” (dança) com Cia. Mudança; “ART5 IN9” (dança) Cia. Mudança; “Dona Capitolina” (teatro) com a Stásis Cia. de Teatro; “FuzurufafáBafafazuru” (circo) com Rosa dos Ventos; “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (teatro) com Thiago Cardoso Produções Artísticas e “O Poderoso Palhaço” (circo) Aliteatro. Como suplentes: “A Mistura de Timbres ao Som do Instrumental (instrumental) Bra Jazz; “Pisa na Fulô” (demais estilos) Danado de Bom.

De acordo com a Secult, o evento tem como missão descentralizar ações culturais e levá-las aos locais mais inusitados. Tendo como objetivo possibilitar à população mais acesso a cultura. E como nem todo mundo pode se locomover até espaços culturais como o Centro Cultural Matarazzo, por exemplo, o projeto vai até outras localidades para atender o maior número de pessoas.

Entre os espaços que podem receber as apresentações, a pasta cultural destaca escolas, entidades sociais, shoppings e até mesmo as ruas da cidade e dos distritos. Além disso, segundo a Secult neste ano as apresentações de teatro, dança e circo serão originais, ou seja, produzidas exclusivamente no GiraArte.

Entre os selecionados da vez está a Companhia de Teatro Stásis. Participantes pela segunda vez do GiraArte, a diretora e produtora da companhia, Gisele Galindo, afirma que a produção da peça “Dona Capitolina” está a todo vapor. “Vamos trazer uma versão mais feminista baseada na obra de Dom Casmurro de Machado de Assis, vamos abordar a história com a visão da Capitu em maior destaque”, explica a diretora. 
No cenário musical, uma das ganhadoras foi a cantora Adriana Cavalcanti com seu show “Movimentos do Brasil”. No palco, a cantora – que também é professora de canto – recebe a companhia de duas alunas que ajudam no vocal. De acordo com ela, a apresentação tem duração de uma hora e promove uma viagem no tempo dentro dos movimentos musicais do país de 1930 até os dias de hoje. 
“Trago muitos ritmos e figurinos da época da bossa nova, tropicália, época de ouro do rádio... as pessoas que assistirem poderão reviver memórias da juventude em um show cultural muito rico. Valorizar nossa cultura é essencial e a nova geração precisa conhecer e ouvir grandes obras”, expõe. 

Publicidade

Veja também