Grafiteiro prepara nova obra que deve chamar atenção do público na Cidade da Criança, em PP

No momento, um tanque de guerra é a “tela” de pintura, onde Itamar Xavier de Camargo evidenciará a sensibilidade e alegria de sua arte

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 19/12/2018
Horário 14:42
Marcio Oliveira: Equipamento, instalado na Cidade da Criança, está sendo cuidadosamente tratado pelo professor que transforma “guerra em paz”
Marcio Oliveira: Equipamento, instalado na Cidade da Criança, está sendo cuidadosamente tratado pelo professor que transforma “guerra em paz”

“Desejo que as pessoas se coloquem umas nos lugares das outras antes de fazer qualquer coisa. Para que façam o que gostariam que fizessem por elas. Isso vira um tipo de corrente, tudo acaba retornando para você. Todos ganham com isso”. Com essa frase iniciamos um bate papo para esta entrevista com o educador da rede municipal de Presidente Prudente, professor do programa Cidadescola, Itamar Xavier de Camargo. Neste momento, ele está dando cor a um tanque de guerra, por meio do grafite. E ao redor do mesmo, que está em um dos espaços da Cidade da Criança, pintará um mural representando a “guerra e a paz”.

Muitas foram suas realizações neste ano! Lá no início de 2018, em fevereiro, foi pego de surpresa em uma de suas aulas na E.M (Escola Municipal) Dr. João Franco de Godoy, o Navio, quando com a visita do apresentador Luciano Huck e sua equipe do "Caldeirão do Huck" (Rede Globo), que ainda trouxe até ele de presente uma de suas maiores referências na arte de grafitar, o renomado Eduardo Kobra.

Logo depois ele reproduziu com seus alunos a maior imagem (24 m por 25 m), feita a partir de lixo eletrônico (disquetes, televisores, computadores, roteadores, carregadores, etc) batendo o recorde brasileiro, entrando para o RankBrasil.

Esta semana foi certificado como semifinalista com o projeto “Lixo que fala” no 19º Prêmio Arte na Escola Cidadã pelo Instituto Arte na Escola, motivo de orgulho para o professor, visto que, ele o entende como o maior prêmio nacional de ensino de artes. “Ano que vem tento novamente [risos]”, expõe o educador artista que colore e alegra com seu dom de grafitar os mais variados ambientes, de velhas pilastras, a troncos de árvores, bancos de praças, muros de escolas, paredes de instituições privadas ou particulares dando-lhes nova cara, vida e luz!

Quem passar pela escola Clotilde Veiga de Barros poderá ver a beleza, a sensibilidade dezse professor artista. Ela foi recentemente contemplada com um lindo mural que recebeu o título “Libere a Criança que existe em Você” onde ele retratou desenhos animados das décadas de 70, 80 e 90. Impossível não sentir aquele saudosismo no coração!

No mês passado mais uma vez criou com seus alunos o maior mosaico com 200 mil tampinhas plásticas (pets) do Brasil, medindo 8 x 20 metros.

 “E em breve o parque ecológico Cidade da Criança terá essa nova atração, um tanque de guerra grafitado por mim. E atrás dele, desenharei um mural com 5 metros de altura e 10 de largura, formando um cenário ao redor do tanque representando a ‘guerra e a paz’. Essa obra cela esse ano tão incrível para o meu trabalho”, acentua o artista.

 

Quem faz, “acontece”

Na verdade, os últimos anos têm sido assim para o professor artista. Conforme ele, de total êxito profissional. Acho que tudo se dá pelo fato de eu viver nessa dinâmica de novidades, sempre pensando em fazer algo novo. Sem contar que trabalho duro, faço o que é necessário para ver as coisas acontecerem. Ponho a mão na massa, literalmente. Outro dia, enchi o carro com lixo eletrônico que encontrei jogado em uma calçada, para usar em minhas obras”, destaca o professor.

Itamar comenta que se não consegue doações gasta do próprio bolso, para fazer acontecer, pois o mais importante é que ele acredita no que faz. “Como foi dito no programa do Huck, você só poderá fazer o impossível se acreditar que é possível. Lembro que quando tiver a ideia de criar uma biblioteca comunitária ouvi pessoas criticando e dizendo que hoje ninguém mais lê. A biblioteca foi criada e fez o maior sucesso, pela primeira vez na vida vi uma matéria publicada no jornal ‘O Imparcial’, em 2011!”, lembra orgulhoso o professor idealizador do projeto Leitura Campeã, que mantém as dezenas de Geladeirotecas (geladeiras velhas estilizadas, grafitadas por ele mesmo e seus alunos) espalhadas por toda a cidade.

Desde então ele não parou mais e acredita que com o tempo de uma boa plantação, a colheita de bons frutos é sempre esperada. “O Augusto Cury em seu livro ‘Nunca deísta de seus sonhos’, diz que quando seu sonho envolve o bem de outras pessoas ele sempre se realiza. Levei isso a sério e busco sonhar com coisas que atinjam de forma positiva as pessoas ao meu redor!”, exclama Itamar.

 

Transformação de vida

Vale sempre retomar. Quem não conhece, vale a pena buscar o primeiro livro intitulado “A Verdade que Liberta”, onde em 15 capítulos distribuídos em 142 páginas, Itamar relata a extrema exclusão social e o abandono que sofreu em sua vida. Ele chegou ao fundo do poço, mas, graças a Deus, por meio do cristianismo, da solidariedade e de seu empenho nos estudos mudou a sua vida e vem mudando a de muitos pessoas, crianças, adolescentes, jovens e adultos também, com seus projetos.

Como já mencionado, Itamar é pedagogo, psicopedagogo, arte-educador, gestor de projetos e mobilizador social pela educação. Criador do projeto Leitura Campeã, desde 2011, incentiva e fomenta a leitura na cidade e região, com inúmeras ações. Os pontos de leitura estão em UBS (Unidades Básicas de Saúde), em ONG’s (organização não governamental) além das Geladeirotecas utilizadas como uma estante/armário para livros; escolas e praças.

“Um Poema Em Cada Esquina”, é mais um de seus projetos. Nele, fixa plaquinhas de madeira, com trechos de poemas de autores de renome e versículos bíblicos, em praças e algumas esquinas da cidade.

 

 

Publicidade

Veja também