Grama amontoada após roçagem de áreas verdes motiva reclamações por moradores da Vila Líder

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 18/02/2018
Horário 22:04
José Reis, Para dar fim aos amontoados de grama, moradores ateiam fogo
José Reis, Para dar fim aos amontoados de grama, moradores ateiam fogo

A capinagem de áreas verdes e espaços públicos é uma reivindicação comum entre os moradores dos bairros de Presidente Prudente. No entanto, como proceder quando esse tipo de limpeza é feito, mas o mato removido é deixado no local? Este é um questionamento dos moradores da Vila Líder, que reclamam dos amontoados de grama distribuídos em um fundo de vale da localidade e nas vias públicas. De acordo com o comerciante Paulo Sérgio Ferreira dos Santos, 44 anos, uma vez que nenhum funcionário da Prefeitura aparece para recolher a sujeira que ficou para trás, há quem ateie fogo no mato acumulado, o que gera mais um transtorno para a população: o contato com a fumaça. “Os poluentes emitidos por essa queima geram risco para a saúde dos cidadãos”, afirma o residente.

A auxiliar de limpeza Maria Ângela da Silva Souza, 49 anos, também aponta os pequenos acúmulos de grama deixados pelo setor de roçagem da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) em uma rua da vila. Ela menciona que a sujeira fica nos espaços por dias ou até que a vizinhança retire ou a chuva leve. “Nos casos mais extremos, o pessoal coloca fogo. Então, vem toda aquela fumaça para a casa da gente, aumentando ainda mais os problemas”, expõe. Para o aposentado Benedito Farias, 72 anos, não adianta fazer a limpeza se não houver a destinação correta do mato roçado. “Isso vira uma anarquia”, comenta.

A Prefeitura informa que os funcionários deixam a grama amontoada nos espaços para, posteriormente, realizarem o recolhimento com apoio do caminhão. Desta forma, orienta que os moradores aguardem a conclusão dos trabalhos e não ateiem fogo, pois tal prática, além de configurar crime ambiental, “é perigosa pelos danos causados à saúde e ao meio ambiente”.

 

Varrição pública

Os problemas citados pela população não estão restritos às roçadas das áreas verdes. Moradores reivindicam ainda que a varrição das ruas seja mais frequente no bairro. A vendedora Drielly argumenta que a prestação do serviço está tão atrasada que já nem sabe dizer com exatidão quando foi a última vez que os varredores passaram pelo local. “Com isso, nós que precisamos limpar”, comenta. A aposentada Maria da Silva, 70 anos, também não vê os funcionários da Prudenco realizando a varrição assídua, o que, segundo ela, garantiria que as vias públicas estivessem sempre conservadas.

Em contraposição, a empresa comunica que a execução do serviço segue normalmente e é feita uma vez na semana, especificamente às quintas-feiras, podendo ser estendida até sexta-feira para a conclusão dos trabalhos.

 

Estrutura do bairro

Ano de implantação: 02/01/1958

Área de loteamento: 23.184,00 m²

Área do sistema viário: 6.288,00 m²

Área verde: não consta

Quadras: 6

Construções: 481

Terrenos baldios: 26

População estimada: cerca de 2.400 pessoas

 

Prolongamento do bairro

Ano de implantação: 02/01/1963

Área de loteamento: 23.183,63 m²

Área do sistema viário: 6.967,00 m²

Quadras: 8

Construções: 138

Terrenos baldios: 11

População estimada: Cerca de 700 moradores

Fonte: Prefeitura de Prudente

 

SERVIÇO

A população pode promover suas reclamações, críticas e elogios sobre o bairro em que reside. O contato deve ser feito com os profissionais da Pauta, por meio do pauta@imparcial.com.br, do telefone 2104-3732 ou do Whatsapp 99104-8537.

Publicidade

Veja também