Grupo resgata clima da Tropicália com clássicos de Caetano no Sesc

Show ocorre neste sábado, às 16h, na Área de Convivência; teatro e oficina completam a programação do fim de semana

VARIEDADES - Da Redação

Data 29/06/2018
Horário 16:46
Divulgação - Caetanagem, formado em 2012, foi inspirado no clima de revolução e rompimentos estéticos da Tropicália
Divulgação - Caetanagem, formado em 2012, foi inspirado no clima de revolução e rompimentos estéticos da Tropicália

Junho está chegando ao fim, assim como o especial Tropicália, que apresentou ao longo do mês no Sesc Thermas de Presidente Prudente, bandas que homenageiam ou se espelham no Tropicalismo. No último show, neste sábado, a banda Caetanagem resgata o clima do movimento cultural por meio de clássicos de um de seus líderes: Caetano Veloso. A apresentação tem início às 16h, com entrada livre.

As canções interpretadas são parte dos discos “Caetano Veloso” (1968), “Transa” (1972) e “Qualquer Coisa” (1975), e ora beiram as versões originais, ora possuem uma pitada de criatividade e ousadia. Foi inspirado no clima de revolução e rompimentos estéticos da Tropicália que, em 2012, foi criado o projeto Caetanagem, formado por Bruno Del Rey (voz e violão), Leo Mattos (bateria, percussão e vocais), Kaneo Ramos (guitarra) e Augusto Passos (baixo).

A Tropicália ou Tropicalismo foi um movimento cultural que revolucionou a produção artística no Brasil, no final dos anos 1960, misturando manifestações tradicionais da cultura brasileira a inovações estéticas radicais. Ao unir diversas linguagens, o tropicalismo impulsionou não só mudanças no cenário da música, mas da própria cultura nacional. Um novo conceito estético, desvinculado do passado.

Crianças

No domingo, a partir das 15h, o projeto infantil Arte em Cena recebe a companhia Os Ciclomáticos, do Rio de Janeiro (RJ), com o espetáculo “A Farra do Boi Bumba”. Com autoria e direção de Ribamar Ribeiro, a história se desenvolve em torno de um fazendeiro que tem um boi muito bonito.

Pai Chico, trabalhador de fazenda, rouba o boi para satisfazer a sua mulher que está grávida e sente desejo de comer a língua do animal. O fazendeiro manda diversos personagens populares procurarem o animal, apresentando contos do folclorista Câmara Cascudo.

Em seguida, às 16h, é a vez da criançada participar da oficina “Personagens Voadores”, pelo projeto Brincando com Arte. A arte-educadora Magê Blanques propõe criar a partir de materiais diversos, como tecidos, papéis e sucatas, objetos de voar inspirados nos sonhos de cada criança. Para participar, basta realizar a inscrição da Central de Atendimento do Sesc. As vagas são limitadas.

Com Assessoria de Imprensa do Sesc Thermas

 

Serviço


PROGRAMAÇÃO DE FIM DE SEMANA

Múltiplos Sons (Especial Tropicália) – Caetanagem

Dia 30 de junho, sábado, às 16h

Na Área de Convivência do Sesc Thermas

Grátis. Classificação indicativa: livre

 

Arte em Cena – Espetáculo “A Farra do Boi Bumba”

Com Os Ciclomáticos Cia. de Teatro, do Rio de Janeiro (SP)

Dia 1° de julho, domingo, às 15h

Na Área de Convivência do Sesc Thermas

Grátis. Classificação indicativa: livre

 

Brincando com Arte – Oficina “Personagens Voadores”

Com a arte-educadora Magê Blanques

Dia 1° de julho, domingo, às 16h

No Quiosque do Sesc Thermas

Grátis. Classificação indicativa: livre

 

 

Publicidade

Veja também