Home office e o novo coronavírus

OPINIÃO - Cintia Evangelista

Data 03/04/2020
Horário 04:12

Em cenário de pandemia, muitas empresas estão reorganizando processos, estruturas e fluxos de trabalho, com isso, o home office tornou-se uma realidade. É importante destacar algumas variáveis que podem garantir a qualidade e a produtividade no trabalho nesse período, como: regras de convivência, ambiente e recursos adequados, gestão do tempo e uma boa liderança.

Quanto às regras de convivência com a família, é importante lembrar que nos próximos dias, a casa estará cheia, os filhos foram dispensados das aulas, as tarefas de casa estarão por fazer, afinal, nesse momento é você e sua família, esses são fatores que podem gerar a falsa sensação de que você está de férias, quando na verdade o escritório foi transferido para a sua sala de jantar. Por isso, é necessário criar uma nova rotina, com um cronograma de atividades a fim de manter todos ocupados. É importante destacar que você deve se arrumar como se estivesse saindo de casa para trabalhar. Evite passar o dia de pijama, afinal, a qualquer momento pode ser necessário realizar uma reunião por meio de videoconferência.

Garantir um ambiente adequado e com recursos necessários possibilita que você tenha maior produtividade, por isso, organize seu espaço de trabalho com iluminação adequada, verifique se o sinal da internet corresponde às suas necessidades e aprenda utilizar todos os recursos tecnológicos que serão necessários nesse momento com certa antecedência.

Evite passar o dia de pijama, afinal, a qualquer momento pode ser necessário realizar uma reunião por meio de videoconferência

Gerencie seu tempo, crie uma lista com os compromissos, reuniões importantes e tarefas diárias. Para isso, você pode classificar suas tarefas como importantes, urgentes e circunstanciais, dessa forma você será capaz de gerenciar seu tempo com maior eficiência.

A liderança nesse momento precisa ser clara na disseminação das informações e ter muita transparência. Estamos vivenciando um momento novo em que as pessoas precisam sentir segurança e suporte tanto para as atividades técnicas como também para garantir a saúde emocional de sua equipe.

 

 

Publicidade

Veja também