Homenageados recebem Troféu Benjamin Resende

Evento ocorre neste sábado, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo, em Prudente, a partir das 19h30

VARIEDADES - Da Redação

Data 15/09/2018
Horário 05:15

A APE (Associação Prudentina de Escritores) prepara mais um Sarau Solidário, realizado neste sábado, no Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, a partir das 19h30. Com o tema - Raízes Prudentinas e da Alta Sorocabana, os homenageados receberão o Troféu Benjamin Resende, em sua 9ª edição. A entrada é um quilo de alimento não perecível que será destinado à Unipode (União das Pessoas com Deficiência).

“Quando entra setembro, nosso coração festeja e reconhece nossos artistas na literatura, música, dança, artes plásticas, artesanato, cinema, fotografia, teatro e o cidadão inspirado que sabe que pode mais em sua humana participação. É nossa homenagem a uma cultura que mantém sua tradição e se renova, inova e se faz presente para deixar sua marca para as futuras gerações da Alta Sorocabana”, celebra Carlos Francisco Freixo, presidente da APE.

Ele acrescenta que este é um mês muito especial para cada um: hora de olhar para os talentos que a Alta Sorocabana tem em seu quintal. E mais: compartilha seu olhar, sensibilidade, inovação, pensamento, tradição, tudo ao mesmo tempo. Explica ainda que os homenageados não se repetem. E, nas oito edições anteriores, já foram homenageados 146 personalidades e/ou grupos e entidades culturais.

“Podemos dizer que é um grande celeiro de arte distribuído nas várias modalidades que a arte abraça para nos trazer sensibilidade, reflexão, esperança, questionamentos. É nossa homenagem aos que produzem, tempo presente”, frisa.

Destaca que cada um com sua particularidade, nos traz momentos e olhares muito especiais, desde sua atuação de cidadania como é o caso de José Hilário Paquini e Luiz Antônio Godoy (Totó) – empresários que prontamente arrumaram um espaço para que a COOPERLIX mantivesse suas atividades depois do sinistro ocorrido; Osvaldo Cavalieri, Anhumas, com sua dinâmica para as atividades culturais no município; trabalhos de pesquisa que resultam em publicações como Helena Cararo e Ieda Benedetti; a organização em movimentos culturais dinâmicos como  Aeits (Associação de Escritores e Ilustradores de Teodoro Sampaio) e  AVL (Academia Venceslauense de Letras);   o olhar sensível de nossos fotógrafos Gilson Lorenti e Raíssa Zirondi Barros; a incansável dedicação do escritor Marcos Alegre, articulista de O Imparcial, que aos 92 anos continua firme em suas ideias e as compartilha permanentemente; poesia e prosa muito fortes com nossos escritores.

Nas artes plásticas e artesanato, Patrícia Martins e Suely Cuba renovam-se permanentemente. A Dança de Salão é nosso toque da vez com Chico Luz e Ioma Buonamici. E, na música, nas apenas instrumentistas como Anselmo Ferreira, nosso maestro da Orquestra de Viola, bem como compositores Anderson Chizzolini, Bruno Sanches, Murilo Altafine, e o coletivo Quilombo de Dandara que renova a linguagem musical em suas manifestações.

O teatro, sempre lembrado, desta vez destaca-se o talento de Robertt Moretto além de Marylin Clara Nunes (não estará presente, mas celebramos seu sucesso e voos pela Europa). “Hoje queremos lembrar a TV Fronteira pelo quadro “Entre Nós” onde muitos artistas têm sua trajetória sendo contada”, diz.

“Momento de celebração: este é o termo. E ficamos muito agradecidos de ver que as pessoas com talento se expõem para que a sociedade perceba os valores que existem, mas que vamos deixando escondidos em nossas rotinas e que precisam ser despertadas o tempo todo. E com isso vislumbramos um mosaico de encantamentos bem próximos a nós. E queremos saborear estes momentos especiais que passaremos neste sábado”, diz. E destaca: “Queremos ainda agradecer à Secretaria Municipal de Cultura, nas pessoas de Fábio Nougueira e Denílson Bigueti pelo apoio na realização da 9ª edição do Troféu Benjamin Resende, mesmo todos sabendo da dificuldades financeiras pelas quais todos passamos”, frisa. “E também ao  jornal O Imparcial, nosso parceiro sempre e em 2013 já foi homenageado pela divulgação cultural bem como pelo Festival de Pipas, e aqui queremos agradecer a toda a família deste diário pelo empenho nas publicações culturais, um grande diferencial para nosso jornalismo regional”, completa.

  

A SEREM HOMENAGEADOS:

1.      ARTES PLÁSTICAS – Patrícia Martins

2.      ARTESANATO – Suely Cuba

3.      CIDADANIA – José Hilário Pasquini*

4.      CIDADANIA – Luiz Antônio Godoy*

5.      CIDADANIA – Osvaldo Cavalieri – Anhumas

6.      CINEMA – ZERO - José Roberto de Oliveira

7.      DANÇA – Chico Luz 

8.      DANÇA – Ioma Buonamici

9.      FOTOGRAFIA – Gilson Lorenti

10.  FOTOGRAFIA – Raíssa Zirondi Barros

11.  LITERATURA – AEITS – As.Escritores e Ilustradores de Teodoro Sampaio

12.  LITERATURA – AVL – Academia Venceslauense de Letras

13.  LITERATURA – Helena Cararo

14.  LITERATURA – Ieda Benedetti*

15.  LITERATURA – Manoel Flor

16.  LITERATURA – Marcos Alegre

17.  LITERATURA – Margarida Maria Silveira

18.  LITERATURA – Natanael Otávio – Bastos

19.  LITERATURA – Paulo Brancati

20.  LITERATURA – Rafael de Campos

21.  LITERATURA – Rodrigo Campos

22.  MÚSICA – Anderson Chizzolini*

23.  MÚSICA – Anselmo Ferreira

24.  MÚSICA – Bruno Sanches

25.  MÚSICA – Murilo Altafine

26.  MÚSICA – Quilombo de Dandara

27.  TEATRO – Marylin Clara Nunes*

28.  TEATRO – Robertt Moretto – ALITEATRO

29.  DIVULGAÇÃO CULTURAL - TV FRONTEIRA – pelo quadro“ENTRE NÓS”

 

 

 

Publicidade

Veja também