Homeostasia ameaçada

O pensamento está à espera do pensador. A pré-concepção está à espera da concepção. Concepção se dará com a realização. E o aprender não há outra forma, que não seja viver com a experiência emocional. A mãe precisa do seu bebê para assim realizar a função da maternidade. Assim como o bebê necessita da mãe para ser e existir. O pensamento pode ser bizarro, fértil, criativo, construtivo e tudo dependerá em como somos recebidos ao universo.

As primeiras sensações diante da cesura do nascimento são primordiais para nossa existência e desenvolvimento. Determinarão todo nosso futuro. Estamos diante de um vírus chamado Covid-19, que é totalmente desconhecido. Desconhecemos sua força e só temos em mente a morte. Diante do desconhecido, não pensado, inusitado gera então, total desespero. E é normal criarmos formas de defesas, como na guerra. Precisamos nos defender. Diante da invisibilidade em que estamos experienciando com relação ao vírus, é inevitável criarmos expectativas de terror, levando à desestabilização emocional.

Um total desequilíbrio e incapacidade para pensar desencadeiam uma mente irriquieta, ego enfraquecido e instável, ficando um clima muito mais ruidoso. E isso pode aumentar e em muito, a descompensação psíquica, levando até aos surtos psicóticos. Quem tem predisposição à intolerância e o limiar é muito pequeno diante do inesperado, desconhecido ou situações catastróficas, poderá manifestar sintomas como ansiedade, depressão, enfim, acentuar os transtornos pré-existentes, como compulsão alimentar, anorexia, tiques, transtorno obsessivo compulsivo, etc. 

A desestabilização psíquica desencadeia descontrole e desequilibro ao sistema imunológico podendo alterar a resistência de todo o organismo. Saímos do estado de homeostasia. Os profissionais especializados, como psicólogos, psicoterapeutas e psicanalistas, estão atendendo normalmente, mas tendo que adaptar-se e reinventar formas de atendimentos. Estamos atendendo em tempo de coronavírus, não de forma presencial, mas sim por plataforma Skype e também por WhatsApp ou até FaceTime.

Precisamos, diante do desconhecido, buscar forma para dar continuidade em nossas rotinas. Medo, pânico, dúvidas e incertezas são obstáculos que impedem a criatividade. Segundo Einstein, “a criatividade nasce da angústia, assim como o dia nasce da noite escura. Sem crises, não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia”.

Quantos de nós estávamos sonhando com muitos dias parados, férias, descanso e conforto? Pois bem, as circunstâncias não são das mais desejadas, surgiu a pandemia como pesadelo. Tudo voltará ao seu estado anterior. É uma questão de tempo. Vamos pensar em como tirar proveito desse mau negócio.

Publicidade

Veja também