HR realiza missa pelo encerramento do Cerco de Jericó

Unidade comemorou ainda os aniversariantes do mês com benção do santíssimo e Corpus Christi, comemorado hoje; tapete de 30 metros foi confeccionado por servidores

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 20/06/2019
Horário 06:10
José Reis: Procissão pelo tapete de 30 metros aberto na unidade hospitalar ocorreu após a cerimônia
José Reis: Procissão pelo tapete de 30 metros aberto na unidade hospitalar ocorreu após a cerimônia

Para encerrar o 11º Cerco de Jericó do Hospital Regional Doutor Domingos Leonardo Cerávolo e Ambulatório Médico de Especialidades de Presidente Prudente, foi realizada na tarde de ontem a missa dos aniversariantes do mês com benção do santíssimo e em alusão a Corpus Christi, comemorado hoje. A cerimônia foi realizada no hall de entrada do hospital e reuniu pacientes, colaboradores e acompanhantes. “O hospital é um espaço em que a humanização é trabalhada em diversas dimensões e a espiritualidade é uma delas. A cerimônia, além do encerramento do Cerco, contou ainda com o tapete em alusão à data de amanhã [hoje] e que contou, ao longo de 15 dias, com a participação de vários servidores”, afirma o Frei Tarcísio Marchini, diretor administrativo do hospital.

Ao término da missa, que teve início às 15h, uma procissão com o tapete de 30 metros nos moldes da tradicional festa de Piquerobi compôs a celebração. Para a sua confecção, 15 voluntários de diversos setores das unidades geridas pela Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus auxiliaram no processo. “Ações como essa fazem toda a diferença para aqueles que recebem o tratamento. A espiritualidade, tanto para os cuidadores quanto aos que estão sendo cuidados, faz muito bem”, acrescentou o Frei.

Já conforme o capelão do Hospital Regional, Pe. Paulo Nunes, a missa do término do 11º Cerco de Jericó com a benção do santíssimo e já aludindo a Corpus Christi proporcionou um momento de fortalecimento de fé no Cristo Eucarístico. “Demonstramos e despertamos no outro a fé em Deus. Esse momento teve a ação da Divina Providência, como em tudo que fazemos”, afirmou por meio da assessoria de imprensa.

A enfermeira do hospital, Daiana Rodrigues, foi uma das servidoras que auxiliaram na montagem do tapete momentos antes da celebração. Ao ser questionada pela reportagem, afirmou que a participação veio para trazer momentos de felicidades à equipe e assistidos. “Estamos em contato no dia a dia com os pacientes e esse tipo de ação traz conforto e nos fortalece para que possamos acolher sempre e cada vez mais os pacientes e familiares. Ouvir sobre Deus, independente da religião, é sempre muito bom”, afirmou.

Celebrado hoje

Conforme noticiado por este diário, a história de Corpus Christi é uma das mais antigas do catolicismo em todo mundo. Em Piquerobi, essa tradição começou no ano de 1967 com o tapete a partir do desejo e do trabalho dos jovens daquela época e que ganhou força que perdura até os dias atuais. Hoje envolve não somente as pessoas da comunidade católica, mas também de setores de toda a sociedade piquerobiense. Neste de ano em que celebram 52 anos de tradição de arte e fé, serão confeccionados 500 metros de tapete contemplados com cerca de 26.000 kg de granilhas.

 

Em Prudente

Quando: hoje

Evento: Tradicional festa da instituição da Eucaristia, Corpus Christi

Horário: às 8h

Local: Catedral de São Sebastião

Após a celebração, ocorre a procissão até o Santuário Nossa Senhora Aparecida.

 

Piquerobi

6h30 - Benção das Equipes

7h - Início Confecções dos Tapetes

8h - Exposição do Santíssimo (Igreja Matriz)

10h - Início da Quermesse Paroquial

10h - Concentração dos motociclistas (Posto da Entrada)

A partir das 10h30 - Shows com a Bênção dos Motociclistas

18h - Santa Missa Solene, seguida de Procissão e show pirotécnico


 

 

Publicidade

Veja também