HRC deve receber R$ 1 milhão em emendas parlamentares

Verba será destinada para o custeio, ou seja, manutenção dos serviços, e será repassada pelo deputado Mauro Bragato (PSDB)

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 19/02/2019
Horário 11:39
AI do Mauro Bragato - Anúncio das emendas foi realizado na manhã de ontem
AI do Mauro Bragato - Anúncio das emendas foi realizado na manhã de ontem

Uma reunião realizada na manhã de ontem trouxe o anúncio ao HRC (Hospital Regional do Câncer) de Presidente Prudente de que a unidade será beneficiada com R$ 1 milhão em emendas parlamentares, que serão alcançadas por meio do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB). Segundo o parlamentar, durante este mandato, as emendas serão destinadas ao setor da saúde e a previsão é que, para ao HRC, o repasse ocorra ainda neste semestre. “A verba será destinada para o custeio, ou seja, manutenção dos serviços. Toda ajuda é bem-vinda para um hospital filantrópico que atende gratuitamente, principalmente em fase de ampliação dos serviços”, expõe a unidade.

Segundo informações do deputado, mesmo antes de assumir o mandato, ele fez questão de anunciar trabalhos para o oeste paulista. Ontem, ele se encontrou com o presidente do Hospital Regional do Câncer, Francelino Magalhães, bem como com o diretor da Santa Casa de Misericórdia, José Roberto Garcia, momento em que foi feito o anúncio. “A previsão de liberação da verba é que isso ocorra ainda no primeiro semestre deste ano, em um mandato que destinará emendas ao setor da saúde”.

A unidade, questionada, informou que a emenda servirá para a manutenção dos serviços, de forma que seja viabilizada a qualidade no atendimento por meio de investimentos na estruturação, mas acrescentou que as atividades não contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital. “O Hospital Regional do Câncer sempre terá um déficit, visto que o teto do credenciamento ao SUS [Sistema Único de Saúde] não cobre as despesas totais de um hospital como o HRC. As emendas são uma maneira dos deputados e senadores ajudarem a destinar recursos para as instituições de saúde, visto que os parlamentares possuem uma verba anual para ser inserida e 50% dela devem ser direcionadas para a saúde”.

As pessoas que quiserem auxiliar o hospital, que tem atendimentos diários que ficam entre 350 e 400 pessoas, e quatro setores em funcionamento - radioterapia, quimioterapia, ambulatório e pequenas cirurgias -, podem ligar para o telefone 2104-8010 para doações independentes, ou 3600-9846 para doar pelo telemarketing. “Além disso, o hospital possui uma loja que realiza a venda de roupas, acessórios, sapatos e utilidades domésticas, bem como o repasse de um título de capitalização. Podem ser realizados, também, eventos beneficentes e a contribuição pela conta de energia, pela campanha ‘Energia do Bem’”.

Publicidade

Veja também