Impresso colabora no desenvolvimento do senso crítico

O Imparcial na Escola

COLUNA - O Imparcial na Escola

Data 06/02/2018
Horário 13:19
Cedidas/ EM Giseli Dalefi
Cedidas/ EM Giseli Dalefi

Diariamente, a Escola Municipal Giseli Dalefi recebe um exemplar do jornal O Imparcial, o que possibilita ficar informado sobre os acontecimentos da cidade, região, Brasil e notícias internacionais. Sempre que possível, as turmas dos 4ªs anos A, B e C, assim que o jornal chega à sala, fazem uma leitura geral e destacam as informações que mais chamam a atenção. Fazem a leitura para os alunos, onde eles ouvem, debatem e relacionam ao seu dia-a-dia. Momento importante onde eles participam desenvolvendo o senso crítico, além de se manter informado. As professoras são: Hilda Regina, Geisa Carla e Solange Bortolato

 

Interação

As crianças também curtem muito saber a previsão do tempo. Com o projeto “Jornal na Escola” passam a trabalhar de forma mais interativa com eles, aproveitando melhor o conteúdo do jornal. Dando início aos trabalhos, as professoras organizam os alunos em duplas e entregamos um jornal para cada par e deixamos que explorassem livremente para conhecerem este veiculo de comunicação. Em seguida propõem uma discussão a partir da questão: “O que mais chamou a atenção e justificassem o porquê”.  Em outro momento pedem para que explorassem novamente o jornal observando cabeçalho (nome, local e data) seu tamanho, composição dos diferentes cadernos (sessões, editorial, entrevistas, artigos de opinião, coluna poética, coluna sobre economia, coluna social, horóscopo, notícias locais, nacionais e internacionais, etc. Eles puderam perceber os diferentes gêneros textuais como: notícia, artigo de opinião, entrevistas, anúncios e propagandas e outros.

 

Jornal O Imparcial

Foto: Cedida/ EM Giseli Dalefi

 

Observação

Em outro momento, as professoras solicitam que identifiquem na primeira página elementos principais da página e novamente observar o cabeçalho, manchetes, chamadas das notícias e seus títulos, remissão (só titulo e a indicação da página onde a notícia se encontra internamente no jornal). Como atividade seguinte, retiram do jornal diversas imagens e textos escritos, para relacionarem as sua manchetes ou títulos. “Foi um trabalho bem legal, pois ouve interação entre as crianças de forma colaborativa para que todos pudessem participar e concluir a atividade”, afirmam as professoras. “Pegamos papel pardo, colocamos sobre a mesa e com o trabalho realizado, cada criança pode colar o seu. Este trabalho foi realizado na sala de informática. Ao retornamos para a sala de aula, colocamos o papel pardo na lousa, onde eles puderam verificar se a relação feita estava de acordo”.

 

Atividades

“Outras atividades virão e com certeza contribuirão para estimular a comunicação e a interação do grupo, incorporando novos conhecimentos, conscientizando os alunos a variedade de informações do jornal, distinguindo notícias de informes utilitários (ou serviços) e publicidade de classificados. Poderemos selecionar notícias e informações que possibilitem o trabalho com gráficos e tabelas, construindo problemas significativos e assim promover a leitura e interpretação dos assuntos tratados de forma crítica e reflexiva.

 

Jornal O Imparcial

Foto: Cedida/ EM Giseli Dalefi

 

Instrumento pedagógico

A ideia de utilizar o jornal como um instrumento pedagógico e levá-lo para dentro da sala de aula para as turmas dos 5º anos A, B, C e D, transforma-o em uma ferramenta prática para a motivação do ensino e formar cidadãos mais informados e participativos nas questões atuais que envolvem a sociedade. O uso do jornal em sala de aula indica um novo contorno do pensar e agir por meio da leitura e da manipulação do jornal na escola. Permite, principalmente para novos leitores, a chance de acesso ao recurso jornal, como um estímulo ao prazer de ler, vincula a realidade social e a natural concepção de alternativas para demonstração de atitudes cidadãs, por parte dos leitores, diante das informações por ele veiculadas. As professoras são: Adriana Alves Giraldes, Adriana Teixeira Alves Bazote, Adriana Pugas e Franciele Cristiane Fior.

 

Objetivos

Os objetivos são: estimular a comunicação e a interação do grupo; fornecer a escola um recurso pedagógico dinâmico, permanentemente atualizado e viável na sala de aula; promover a leitura crítica do aluno e maior proximidade com o veículo jornal; promover a utilização do jornal como veículo de formação de cidadania; incorporar novos conhecimentos via leitura de matérias jornalísticas; conhecer a estrutura geral de um jornal, como sua divisão em cadernos, seções, colunas, dando-se ênfase especial aos indícios que os marca; conscientizar os alunos quanto à variedade de informações de jornais; distinguir notícias de informes utilitários (ou serviços) e publicidade de classificados; oferecer aos alunos a informação de forma atualizada e aprimorar a leitura e a interpretação dos assuntos tratados, de forma crítica e reflexiva.

 

Jornal O Imparcial

Foto: Cedida/ EM Giseli Dalefi

 

Desenvolvimento

O trabalho com o gênero textual “notícia” já vem sido desenvolvido durante um mês com o auxílio do jornal o imparcial. Foram desenvolvidas várias atividades: compreensão da estrutura do jornal, identificando os cadernos que os compõem; as atividades são de leitura diária do jornal pela professora e pelos alunos; leitura compartilhada com discussões prévias com análise das fotos e manchetes, interpretação oral e escrita sobre as notícias lidas, localização de informações explicitas e implícitas no texto; identificação das partes de uma notícia, sua composição, como manchete, olho da notícia, lead e desenvolvimento da notícia; produção textual de notícia, com os dados coletados das notícias lidas no jornal; apresentação oral das notícias escritas pelos alunos e produção de carta de leitor através das noticias lidas.

 

Avaliação

Os alunos foram avaliados no desenvolvimento das atividades, na realização da leitura, produção das atividades escritas e nas discussões que partiram da leitura dos cadernos presente nos jornais. Observa-se um interesse coletivo pelos alunos quando o material concreto é o jornal. Apresentando mais interesse ao manusear e explorar o material, assim servindo como base para desenvolver os conteúdos previstos no planejamento da série.

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