INAUGURAÇÃO DA FARINHEIRA VÔ JORGE

REGIÃO - JOSÉ VICENTE

Data 06/05/2020
Horário 03:07

Num breve contato com Matheus Esteves, ele nos adiantou que a Farinheira Vô Jorge deverá entrar em funcionamento em junho. Ontem foi realizado o teste hidrostático da caldeira, cuja potência é de 10 toneladas vapor/hora. Já está em fase final também a montagem da balança e instalação do biodigestor da lagoa, que vai gerar o gás. Todo o maquinário está pronto para o início das operações da indústria, que está localizada a 100 metros da Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), no município de Indiana.

HOMENAGEM A JORGE ESTEVES

O nome da Farinheira Vô Jorge é uma justa homenagem ao saudoso Jorge Esteves, um dos pioneiros de Indiana, que por muito tempo morou e desenvolveu atividades no ramo da pecuária e também agricultura. A matéria-prima necessária para operação da farinheira está pronta para ser colhida. São 300 alqueires de mandioca, devendo, segundo a previsão inicial, produzir 23 mil sacas mensalmente, moendo diariamente 180 toneladas. Esse empreendimento, além de oferecer empregos, deverá exportar o produto para todo o país.

AUXÍLIO CUSTEIO DE SAÚDE

Em conversa informal com o deputado Ed Thomas (PSB), ele nos relatou que está aguardando retorno de um pedido de repasse do governo do Estado para as prefeituras de Indiana, Regente Feijó e Martinópolis, além de outros municípios da região. Esse auxílio seria custeio de saúde, não só pela pandemia, mas também para medicamentos, aliás, nesse aspecto a carência é muito grande em nossa região.

CORONAVÍRUS EM MARTINÓPOLIS

A Secretaria de Comunicações de Martinópolis nos informou, através de um quadro atualizado, a situação com relação ao coronavírus naquele município. São 21 casos notificados pelo sistema de saúde, três positivos, 12 negativos e seis aguardando resultados.

VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

A vacinação antigripal realizada em Indiana pelo Centro de Saúde atingiu os objetivos previstos. Foram imunizados 732 idosos e 134 trabalhadores ligados ao setor de saúde do município. Aqueles que não foram vacinados podem comparecer nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que ainda existem vacinas disponíveis.

DENGUE E COVID-19

Segundo dados fornecidos pela Secretaria de Saúde de Indiana, foram registrados 71 casos positivos de dengue no município, com dois negativos e um aguardando resultados dos exames. Um índice considerado baixo pelos responsáveis pelo setor de saúde, embora o ideal seria não haver nenhum caso. Quanto à Covid-19, foram registrados três casos, mas dois foram descartados considerados negativos e um está aguardando resultados dos exames.

INDIANA SEM BANCO DO BRASIL

Nova determinação nos últimos dias, oriunda da direção do Banco do Brasil, retirou da agência dos Correios de nossa cidade, todas as atividades desenvolvidas por esse banco. Assim, Indiana perde toda e qualquer possibilidade de nossos munícipes realizarem suas operações bancárias em Indiana e devem recorrer às cidades vizinhas.  Já era um serviço precário, sem caixa eletrônico e outras alternativas que só mesmo em agências eram possíveis, mas saques, pagamentos e depósitos as pessoas ainda conseguiam efetuar.  Daqui para frente, só mesmo saindo da cidade, o que realmente é um transtorno para a população de Indiana. Lamentável.

ESTRADA DO SETE COPAS

Há um tempo, informamos aqui em nossa coluna sobre a boa notícia que era a de pavimentação da estrada do Bairro Sete Copas, e os moradores e proprietários daquele distrito ficaram empolgados. Mas não sabemos se tem a ver com o surgimento da pandemia, o fato é que ontem indagamos da prefeita Celeide Aparecida Floriano (PSD) sobre esse assunto, e ela nos retornou, que lá na capital, em todos os setores do governo, nem telefone atendem. Com certeza por conta da pandemia, e assim sendo, o sonho da pavimentação para este ano está se desfazendo. Quem sabe, doravante, em outras administrações municipais.

ESTIAGEM PREOCUPA

Em janeiro tivemos um bom período de chuvas em nossa região, propiciando pastos verdes e bons alimentos para os animais, além de favorecer em muito a agricultura. Porém, agora nossos sitiantes já estão apreensivos com a estiagem, pastos secando, lagos baixando o nível de suas águas, e nada de chuvas. Nos últimos dias temos observado criadores buscando alternativas para alimentar os animais, comprando cana, feno e capim.

EM TEMPO

A população de Indiana tem até amanhã para pagar com desconto de 10% o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2020. Pagando à vista terá desconto e concorrerá a prêmios, como micro-ondas e televisor. O sorteio será no dia 10, domingo.

Publicidade

Veja também