Fundação Inova Prudente - Material será doado para Secretaria Municipal de Saúde e hospitais

Foto: Fundação Inova Prudente - Material será doado para Secretaria Municipal de Saúde e hospitais

SUPORTE

Inova auxilia com impressora 3D em produção de máscaras para profissionais da saúde

Ao todo, já foram desenvolvidas 200 peças e pretensão é chegar ao total de 800, conforme disponibilidade de material

  • 07/04/2020 15:14
  • DA REDAÇÃO

O cenário atual é de muita preocupação para a sociedade, visto que a pandemia do coronavírus tem deixado consequências pelo mundo inteiro. Por isso, muitas pessoas vêm se juntando a fim de contribuir com doações, que de alguma forma possam ajudar para que esse problema seja resolvido o mais breve possível. Diante disso, uma alternativa encontrada foi a produção de máscaras para doação aos profissionais da saúde, que estão na linha de frente no combate desse vírus.

As entregas contemplam funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente e alguns hospitais como o Bezerra de Menezes e clínicas odontológicas.

Os jovens Marina Flávia, Raphael Veríssimo e Thiago Tufolo se uniram para esta tarefa. Eles tiveram como referência o "Projeto Higia" de Mogi das Cruzes (SP) e também propuseram que a Inova Prudente contribuísse com essa causa, já que a fundação possui em sua estrutura uma impressora 3D e os materiais necessários para a produção.

"Ao ver a doença avançando, vimos o projeto de uma máscara facial [Projeto Higia] se espalhar nas redes sociais. Qualquer pessoa que tivesse impressoras 3D poderia ajudar, daí resolvemos aderir a ideia para contribuir com a causa", diz Marina.

Ao todo, já foram desenvolvidas 200 máscaras e a pretensão é chegar ao total de 800, caso consigam doações para os materiais. O equipamento individual evita a contaminação e pode ser higienizado e reutilizado, diferente de outros tipos de máscara.

O diretor-presidente da fundação, Bruno Carnelóss, pontuou que "a inovação vem sendo uma das principais armas contra a atual pandemia e é nosso dever contribuir no que for possível para ajudar no combate do Covid-19". 

Os materiais utilizados para essa produção são filamentos plásticos (PLA e ABS); elásticos de costura; folha de acetato (0,3 mm); indiretamente spray de fixação para cabelos; e energia elétrica.

Além da Inova, também estão envolvidos no projeto a Sinérgica Assessoria Esportiva, alguns empresários e toda a comunidade que ajuda nas doações. A meta é arrecadar R$ 4,5 mil e, mesmo que o total não seja alcançado, todo valor doado será revertido em máscaras para a doação aos municípios da região. Para contribuir, acesse http://vaka.me/971608