Inscrições para dirigente seguem até amanhã

REGIÃO - Da Redação

Data 03/07/2019
Horário 07:00

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo está com inscrições abertas para um inédito processo seletivo que vai escolher o próximo dirigente regional de Ensino em Presidente Prudente. Os interessados podem apresentar suas candidaturas até amanhã. O candidato escolhido será responsável pela coordenação de 44 escolas em 11 municípios, nas quais estudam 21.528 alunos da rede estadual, cuidando de diferentes profissionais da educação, entre professores e funcionários.

A iniciativa faz parte do Líderes Públicos, programa inovador no governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo profissionalizar a gestão de pessoas e adotar uma metodologia de avaliação com base em competências. Com isso, as seleções tornam-se “mais objetivas, transparentes e focadas na melhoria dos serviços prestados à população”.

Uma das novidades do Líderes Públicos é que todo o processo pode ser acompanhado online, por meio do site educacao.sp.gov.br/lideres-publicos. Ao todo, o certame vai selecionar 34 novos dirigentes regionais de ensino em todo o Estado.

Podem participar da seleção os servidores efetivos do quadro do magistério estadual com formação em curso superior, licenciatura de graduação plena ou pós-graduação na área de Educação que atendam a um dos seguintes requisitos: oito anos de efetivo exercício no magistério, dos quais dois no exercício do cargo ou função de suporte pedagógico educacional ou de direção de órgãos técnicos; 10 anos de efetivo exercício no magistério.

Metas para melhoria

O processo seletivo adota algumas das melhores práticas internacionais em gestão de pessoas no setor público, com o objetivo final de melhorar a qualidade da educação oferecida aos estudantes de São Paulo e as condições de trabalho dos profissionais da rede de ensino paulista. Os candidatos ao cargo de dirigente regional de ensino de Presidente Prudente vão passar por oito etapas de avaliação, incluindo análise de currículo, teste de perfil e entrevista por competências, entre outras.

Outra novidade deste processo seletivo é que, nas fases finais da avaliação, os candidatos vão propor ações para melhorar os indicadores de aprendizado das escolas sob sua gestão. “Essa é uma das etapas mais importantes, pois o gestor precisa ter muito claro quais são os objetivos pretendidos e como vai fazer para atingi-los. E, para isso, é fundamental saber mobilizar e incentivar professores e funcionários. É o primeiro passo para melhorar a qualidade do ensino oferecido aos nossos alunos”, diz o secretário executivo Haroldo Rocha.

Publicidade

Veja também