Inverno começa hoje com temporada menos chuvosa

Estação mais fria do ano tem início às 12h54 e segue até 23 de setembro, às 4h50, no horário de Brasília; período é marcado pela queda na umidade do ar

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 21/06/2019
Horário 07:00

Tem início às 12h54 de hoje a estação mais fria do ano. O inverno, que segue até o dia 23 de setembro, às 4h50, no horário de Brasília (DF), neste ano, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), será marcado por um período menos chuvoso, principalmente na região sudeste do país, onde está o Estado de São Paulo. Na região de Presidente Prudente, conforme o climatologista Vagner Camarini, será um inverno tradicional e com mínimas que podem chegar a 5ºC. “A cada 10 ou 15 dias uma frente fria passará pela região, mas as quedas de temperatura mesmo devem ocorrer na segunda quinzena de julho”, afirma.

Ainda conforme o climatologista, o inverno será mais frio do que o ano passado, quando as mínimas ficaram na faixa dos 6,5ºC. As máximas, por sua vez, podem chegar aos 33º. “A umidade relativa do ar, como é tradição da região, ficará baixa, principalmente final de julho e início de agosto, ficando próximo dos 15% e o indicado é 60%. A chuva ficará em torno de 160 milímetros na estação, que é pouco, já que a médica é 180 milímetros”.

O Inmet, por sua vez, informa que com a redução das chuvas em grande parte do Brasil nesta época do ano, tem-se a diminuição da umidade relativa do ar, que consequentemente favorece o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais, bem como aumento de doenças respiratórias. Ainda conforme o Instituto Nacional de Meteorologia, o inverno se caracterizará pelas incursões de massas de ar frio, vindas do sul do continente, que podem provocar o declínio “acentuado” das temperaturas médias do ar, apresentando valores inferiores a 22ºC.

“A previsão para o inverno na região sudeste do país indica que as chuvas devem permanecer dentro a ligeiramente acima da média, principalmente em setembro no sul de São Paulo”. Já as temperaturas, conforme o Inmet, devem permanecer acima da média em grande parte da região, podendo haver declínio acentuado de temperatura em locais mais elevados, devido à passagem de massas de ar frio mais continentais.

O Climatempo, por sua vez, alega que o fenômeno El Niño vem influenciando o clima no Brasil desde o verão de 2019 e diz que sua influência ainda será sentida nos meses de inverno. “Um dos efeitos do El Niño, que é o aquecimento acima do normal da porção central e leste do oceano pacífico equatorial, na altura da costa do Peru, é dificultar a entrada do ar frio de origem polar sobre o interior do Brasil”.

Por isso, o Climatempo expõe que durante o inverno de 2019, quase todas as ondas de frio vão ser desviadas para o oceano, sendo que, com poucas incursões de ar frio pelo interior do país, o inverno neste ano terá poucos dias com frio intenso e deve terminar com temperaturas acima da média. “O que vai predominar é a sensação de outono”.

Publicidade

Veja também