Irapuru fecha 2018 com tradicional festa do Caipirapuru entre os dias 28 e 30

Segundo Jesus de Burarama, coordenador do evento, o mesmo leva adiante a difusão da cultura caipira, que é a “mais tradicional do nosso povo, principalmente o paulista”

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 27/12/2018
Horário 05:15
Cedida: Renato diz que foi no Caipirapuru que se descobriu escritor e cordelista
Cedida: Renato diz que foi no Caipirapuru que se descobriu escritor e cordelista

Entre os dias 28 e 30 de dezembro, a praça Osvaldo Leite Ribeiro, em Irapuru, torna-se uma grande feira de artesanato, uma cozinha de comida típica e palco para o bom e velho sertanejo raiz! É que nestes três dias ocorre a tradicional festa do Caipirapuru que chega em sua 18ª edição. A entrada é franca.

Renato de Jesus Souza Silva, o famoso Renato Jesus de Burarama, coordenador do Clube Amigos da Viola, diz que a expectativa de público este ano é de receberem perto de 4 mil pessoas/noite.

O evento, que é uma promoção do Clube Amigos da Viola, com realização da Comissão Organizadora, apoio da Prefeitura e Câmara Municipal de Irapuru conta este ano com o patrocínio da SEC (Secretaria de Estado da Cultura) com a estrutura das tendas e barracas.

“A praça tem uma área coberta com palco ao fundo e barracas de artesanato e comida típica em seu entorno, cadeiras em frente ao palco para o público e mesas e cadeiras para os consumidores. Temos o espaço Caipirarte, para o artesanato típico caipira, que este ano terá reforço também dos expositores do projeto Prenap [Produtos Regionais da Nova Alta Paulista], de Adamantina, que expõe talentos e produtores da Nova Alta Paulista”, adianta Renato.

Perguntado a Jesus de Burarama como é ver o evento chegar aos seus 18 anos diante de tanta mudança cultural, diversos gêneros musicais hoje em dia, ele responde que “já é difícil fazer cultura neste país, imagine então quando se trata de cultura popular”.

Conforme Renato, esses anos todos, a festa foi fruto, principalmente, da teimosia dos organizadores, que ano a ano, mesmo sem patrocínio ou com pouco apoio, ainda resistiram e levaram adiante a difusão da cultura caipira, que é a mais tradicional do nosso povo, principalmente o paulista.

“Gosto de enfatizar a importância da cultura caipira na formação da nossa gente lembrando o fato de que Presidente Prudente, a maior cidade da região, completou 100 anos no ano passado, e Floresta do Sul, distrito rural do município, completou 100 anos agora em 2018. Isso mostra que a formação sócio cultural da nossa gente teve como principal base a cultura caipira, da roça!”, acentua o coordenador que é escritor, cordelista e turismólogo.

Ele enfatiza que foi dentro do Caipirapuru que se descobriu escritor e cordelista e através do seu cordel, do Clube Amigos da Viola e dos projetos que criou na região, levam para vários lugares um pouco dessa essência.

“Ainda são grandes as dificuldades, mas valeu a pena toda essa caminhada, que, se Deus quiser, vai continuar por muitos anos ainda. Por conta do meu trabalho na difusão da cultura caipira na região, em 22 de outubro fui um dos contemplados como Mestre de Cultura Popular pelo Prêmio Culturas Populares 2018, edição Selma do Côco, do Ministério da Cultura. Tenho certeza que o apoio que vocês [jornal O Imparcial] me deram desde o início contribuiu em muito para isso”, agradece ao diário o agente da cultura caipira da região convidando a todos para o 18º Caipirapuru.

 

box

 

APRESENTAÇÕES MUSICAIS  

 

Sexta-feira, dia 28

Das 19h às 20h – Palco aberto     

Às 20h - Abertura oficial com a presença de autoridades

Apresentações – das 20h30 a meia-noite 

Oliveira e convidados de Irapuru

Orquestra Anastaciana de Viola Caipira (Santo Anastácio)

Cumpadre Alcino & Zé Matuto (Junqueirópolis)

Maria Cleuza, Oliveira & Irineu (Junqueirópolis)

Vinicius Azevedo (Platina)

Tião Goiano e convidado (Irapuru)

Pedro Carreiro & Tarumã (Maringá/PR)

Jordão & Rio Sereno (Junqueirópolis)

Mariano da Viola & Marcelo (Sorocaba)

Grupo Sol Nascente (Irapuru)

 

Sábado, dia 29

Apresentações – das 20h30 a meia-noite 

Douglas Pirota (Tupi Paulista)

Lazinho & Adelino (Irapuru)

Zé Ferreira - Caipira Nova Geração (Alfredo Marcondes)

Edson Esteves & Fernando (Marília)

Roberto Viola & Cristiano (Marília)

Rouxinol, Abatiá & Prof. Luizinho (Irapuru)

Nardi & Narciso (Flora Rica)

Bruno Reis - Caipira Nova Geração (Alfredo Marcondes)

Trio Pantanal (Presidente Prudente)

Bruno Sanches (Regente Feijó)

Cícero Gonçalves (Piedade)

 

Domingo, dia 30

Apresentações – das 20h30 a meia-noite 

Edson Yamamoto (Presidente Prudente)

Orquestra Tradição Caipira (Tupi Paulista)

Grupo Raiz Sertaneja (Tupi Paulista)

Olímpio & Oliveira (Tupi Paulista)

Tião Viola & Zezinho (Tupi Paulista)

Benê Soares & Rouxinol (Presidente Prudente)

Jackson Ricarte (São José dos Campos)

Juliana Andrade (São José do Rio Preto)

Encerramento – Roda de Viola com músicos presentes      

 

Publicidade

Veja também