Jiu-jitsu é usado em projeto especial com crianças

Professor voluntário da modalidade diz que a arte marcial proporciona aumento da coordenação motora, reconhecimento dos erros e acertos e harmonia mental dos pequenos

Esportes - THIAGO MORELLO

Data 30/06/2019
Horário 05:45
Fotos / Cedida: 18 crianças, com idade acima de 4 anos praticam o esporte
Fotos / Cedida: 18 crianças, com idade acima de 4 anos praticam o esporte

Por trás de técnicas, regras e combate, o jiu-jitsu, assim como diversas artes marciais, busca também promover o respeito entre adversários, e a disciplina que pode e deve ser transcendida para as demais coisas da vida. Com este pensamento, duas vezes por semana o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da Vila Palmira, em Presidente Epitácio, vem proporcionando a 18 crianças, com idade acima de 4 anos, aulas da modalidade, na busca de contribuir ainda mais na vida dos pequenos.

E muita gente, leigos no assunto, acaba julgando a luta apenas como algo violento. Por isso, outro objetivo da prática é desmistificar esse pensamento, conforme explica Gesner BJJ, que é o professor voluntário da modalidade. Fora isso, a arte marcial, segundo ele ainda proporciona aumento da coordenação motora, reconhecimento dos erros e acertos, harmonia mental.

“O Jiu-jitsu proporciona diversos benefícios às crianças. A prática da arte marcial melhora a capacidade cardiovascular e respiratória, desinibe os tímidos e acalma os agitados e ansiosos. Práticas como respeito aos companheiros, ao próximo e aos mais velhos também são ensinadas durante as aulas”, complementa Gesner.

Para quem convive com os pequenos no dia a dia, tais benefícios já foram perceptíveis. Elaine de Jesus, que é a coordenadora do Cras, conta à reportagem que é possível sim ver a melhora. “Mais respeito, mais disciplina, mais educação. São apenas duas semanas de trabalho desenvolvido, mas que refletiram muito no comportamento das crianças. A diversão deles na atividade também é algo evidente!”, exclama a coordenadora.

Por conta disso, existe a intenção de ampliar as turmas e atender mais crianças da comunidade e não só do Cras, segundo ela. “Mas é algo que ainda está em estudo. Por ser uma prática voluntária do professor, precisamos respeitar a disponibilidades dele e os recursos que temos”, explica.

Ela agradece o professor, em vista do trabalho que tem desenvolvido. “Ao nos preocuparmos com a vida dos outros, ao nos empenharmos por causas de interesse social e comunitário, estamos estabelecendo laços de solidariedade e confiança recíproca que nos protegem em tempos difíceis, tornam a sociedade mais integrada e nós seres humanos melhores. Então em nome da equipe do Cras, eu venho dizer o meu muito obrigada”, agradece.

 

“O Jiu-jitsu proporciona diversos benefícios às crianças. A prática da arte marcial melhora a capacidade cardiovascular e respiratória, desinibe os tímidos e acalma os agitados e ansiosos.”

Gesner BJJ, professor

 

 

Fotos / Cedida: Aulas são com o professor Gesner, duas vezes na semana

 

 

 

Publicidade

Veja também