Joanetes em idosos

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 07/05/2020
Horário 05:20

Na terceira idade, há inúmeras alterações em todas as partes do nosso organismo. Nas articulações, com quadros degenerativos e inflamatórios, há artroses e artrites. O Halux valgo, ou mais comumente conhecido por joanete, com certeza é um destes problemas que trazem intenso transtorno.

O envelhecimento trará inúmeras modificações no padrão anatômico e funcional, produzindo deformações ósseas dos pés, originando rigidez no “dedão”, intensa vermelhidão e frequentemente inchaço. Isso resulta em inflamação e intensa dor, dificultando ou impossibilitando o caminhar. Homens e mulheres podem ser acometidos, quase sempre pelo uso inadequado e contínuo de sapatos apertados, bico fino e salto alto ou mesmo por botas e sapatilhas de balé.

O diagnóstico é obtido pela história de deformidade dos pés do paciente, exame físico e inspeção dos pés e, algumas vezes, podem ser solicitados exames de imagem como raios-x ou tomografia computadorizada.

Inúmeras medidas preventivas devem ser seguidas para evitar a evolução do processo degenerativo dos joanetes. A que mais contribui para o processo evolutivo dos joanetes: calçados inadequados e postura, ou seja, deve-se investir em sapatos confortáveis e sem saltos.

O uso de protetor, palmilhas ortopédicas e corrretor para joanetes também são opções e evitam a piora do quadro inflamatório, deformativo e doloroso dos pés. As massagens nos pés trazem intenso conforto, especialmente após colocá-los duas vezes durante o dia numa bacia com água em temperatura de 30 graus Celsius por 15 minutos.

Por fim, o uso de medicamentos analgésicos e antiinflamatórios ajudam quando o estado dos pés está muito avançado, assim como a idade dos pacientes, impossibilitando procedimentos cirúrgicos.

A cirurgia, aliás, é uma opção quando o resultado clínico não é o melhor, ou mesmo quando o paciente não deseja mudar seus hábitos, e é muitas vezes a maneira menos traumática e dolorosa para evitar a progressão da deformidade.

Publicidade

Veja também