Jornal contribui para desenvolvimento da leitura e escrita

O Imparcial na Escola

COLUNA - O Imparcial na Escola

Data 10/04/2018
Horário 13:01
Cedidas/ EM Catarina Martins Artero
Cedidas/ EM Catarina Martins Artero

O jornal é um importante meio de comunicação impresso, o qual permite o acesso à informação, além de ser composto de diferentes gêneros textuais. Tal característica contribui no desenvolvimento das habilidades e competências leitora e escritora.

 

Diversas leituras

As diversas leituras envolvem diferentes temas/assuntos, proporcionando momentos de reflexão, interpretação e levantamento de opiniões. São momentos que favorecem a formação de um leitor mais crítica e proficiente.

 

Roda de jornal

Durante a roda de jornal, os alunos interagem entre seus pares, discutem sobre a notícia/ matéria escolhida para comentarem. É um momento de troca de conhecimentos e respeito às diferentes opiniões.

 

Atividades

Em uma das atividades realizadas, os grupos receberam diferentes cadernos que compõem o jornal; cuja tarefa era selecionar a notícia/matéria que mais lhe chamaram a atenção para lerem e em seguida socializarem com os demais colegas de classe. Assim, os assuntos foram bem variados.

 

Leitura

Uma das matérias lidas e socializadas foi a respeito da limpeza de terrenos; o aumento de notificações e multas no ano de 2017, ressaltando a importância da limpeza dos terrenos, para eliminação de possíveis focos de vetores transmissores de doenças. Essas atividades foram desenvolvidas na Escola Municipal Professora Catarina Martins Artero, pela professora Márcia Rocha Felisberto de Godoy, no 5º ano B.

 

Instrumento pedagógico

Portanto, o jornal é um importante instrumento pedagógico, o qual complementa a aprendizagem, visando a compreensão e conscientização do mundo à sua volta.

Publicidade

Veja também