Jornal é utilizado para fomentar leitura crítica

O Imparcial na Escola

COLUNA - O Imparcial na Escola

Data 06/03/2018
Horário 12:09
Cedida/EM Rosana Negrão
Cedida/EM Rosana Negrão

As mídias e suas influências estão presentes diariamente na vida de todas as pessoas, incluindo os alunos Porém, essas influências podem ser tanto positivas quanto negativas. Se uma das funções sociais da escola é a formação de cidadãos conscientes, agentes transformadores da sociedade, o desenvolvimento de uma prática pedagógica que favoreça a reflexão crítica é indispensável nessa formação e, o uso das mídias ampliam essas possiblidades de aprendizagens.

 

Jornal O Imparcial

Foto: Cedida/EM Rosana Negrão

 

Exploração do jornal

Nesse segundo semestre de 2017, a Escola Municipal Rosana Negrão Freitas dos Santos realizou um trabalho com a exploração do uso do jornal enquanto uma das mídias a serem trabalhadas nas salas de aula, visando a leitura crítica dos alunos, com a intenção de intensificar o uso das mídias na escola.

 

Jornal O Imparcial

Foto: Cedida/EM Rosana Negrão

 

Ampliação de aprendizagem

No primeiro momento, os professores trabalharam, mais especificamente, com o jornal impresso como um dos recursos para ampliar as aprendizagens significativas e visão crítica de mundo, por meio de roda de jornal, conversas sobre as manchetes diárias, estimulação oral e argumentativa de algumas temáticas desenvolvidas nas notícias, o que contribuiu, também, com a ampliação do repertório de textos escritos e suas funções sociais.

 

Jornal O Imparcial

Foto: Cedida/EM Rosana Negrão

 

Objetivo

O objetivo da unidade escolar, porém, não é utilizar as mídias como um fim, mas sim, como um meio, como mais uma ferramenta pedagógica no intuito de ampliar as aprendizagens significativas de nossos alunos, pois, “a escola deve integrar as tecnologias de informação e comunicação porque elas já estão presentes e influentes em todas as esferas da vida social, cabendo à escola, especialmente à escola pública, atuar no sentido de compensar as terríveis desigualdades sociais e regionais que o acesso desigual a estas máquinas está gerando”. (Belloni, 2005, página 10).

 

 

Jornal O Imparcial

Foto: Cedida/EM Rosana Negrão

 

Estudo sistematizado

São muitas as aprendizagens que o trabalho com o jornal proporciona no ambiente escolar, entre elas, possibilita um estudo sistematizado sobre a língua escrita, suas convenções e funções sociais, a organização textual, o hábito da revisão escrita e o estímulo ao comportamento de leitor.

 

Jornal O Imparcial

Foto: Cedida/EM Rosana Negrão

 

Jornal Mural

No segundo momento, as turmas elencaram temáticas que gostariam de estudar ou aprofundar, de acordo com as especificidades de cada turma e com o interesse e curiosidade em compreender melhor as notícias ou acontecimentos que ocorreram nesse período. Em seguida, foram realizados vários trabalhos de estudo reflexivo que culminaram na edição do Jornal Mural Super Rosana.

Publicidade

Veja também