Jovens promovem plantio de espécies nativas

Os visitantes puderam conhecer a infraestrutura da entidade, assim como os trabalhos desenvolvidos nos campos da recuperação florestal e na educação ambiental

REGIÃO - Da Redação

Data 22/08/2017
Horário 13:15
Danilo Bomfim/AI da Pontal Flora, Mudas foram plantadas perto da lagoa de captação de água
Danilo Bomfim/AI da Pontal Flora, Mudas foram plantadas perto da lagoa de captação de água

A Pontal Flora (Associação de Recuperação Florestal do Pontal do Paranapanema) recebeu em sua sede, em Presidente Venceslau, no domingo, membros do Rotary Club e jovens participantes do programa de liderança juvenil promovido pelo clube de serviço. Os visitantes puderam conhecer a infraestrutura da entidade, assim como os trabalhos desenvolvidos nos campos da recuperação florestal e na educação ambiental. Durante todo o domingo, os participantes acompanharam palestras e plantaram mudas de espécies nativas nas proximidades da lagoa de captação de água direcionada para reuso na irrigação do viveiro.

O destaque especial foi para uma apresentação sobre o Projeto Capacitação e Treinamento para Preservação e Gestão dos Recursos Hídricos, que é fruto da parceria com o CBH-PP (Comitê de Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema), o Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) e o governo do Estado. No encontro, o secretário-executivo do CBH-PP, Sandro Roberto Selmo, expôs sobre a importância do papel do comitê de bacia na gestão e preservação dos recursos hídricos regionais, bem como sua estrutura, frentes de atuação e funcionamento.

Para falar sobre a manutenção do solo como método eficaz contra o assoreamento de córregos e rios, o engenheiro agrônomo e funcionário da Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo), em Presidente Prudente, Diego Henrique Santos, utilizou o equipamento denominado “simulador de chuvas” para demonstrar o impacto das águas pluviais tanto em solos com vegetação quanto nos desguarnecidos de qualquer proteção vegetal. Com a experiência, o público constatou o desgaste provocado por poucos minutos de chuva em dois diferentes tipos de terrenos e suas consequências diretas na natureza.

Os jovens que realizaram a visita integram o Ryla (Prêmio Rotary de Liderança Juvenil, na sigla em inglês). Trata-se de um programa de treinamento que busca o aprimoramento do caráter e o desenvolvimento da capacidade de liderança e cidadania, bem como promoção do crescimento pessoal.

Com AI da Pontal Flora

Publicidade

Veja também