Julho Amarelo promove testagem para hepatite C em Prudente

Programação da campanha inclui o trabalho extramuros, nos dias 17,19 24 e 26 de julho, na Praça 9 de Julho, com testes gratuitos

PRUDENTE - Da Redação

Data 14/07/2018
Horário 10:30

A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente, através do Ambulatório Médico Municipal – Centro de Testagem e Aconselhamento - realiza do dia 16 ao dia 31 de julho, a campanha Julho Amarelo, que visa à redução da transmissão das hepatites virais. Com esse objetivo, o Ambulatório Médico Municipal intensificará a testagem para hepatite C em todas as unidades de saúde e no Centro de Testagem localizado na Avenida Coronel José Soares Marcondes 2.357, em frente Hospital Regional do Câncer.

A programação da campanha Julho Amarelo inclui o trabalho extramuros, nos dias 17,19 24 e 26 de julho, na Praça 9 de Julho, com teste gratuito de hepatite C, das 8h às 11h. De acordo com o coordenador do Ambulatório Médico Municipal, Jefferson Antônio Saviolo, a testagem terá como público-alvo, pessoas acima de 40 anos, que nunca realizaram o teste de hepatite C.

O público da campanha inclui também pessoas com tatuagem e piercings, que tenham relações sexuais com portadores do vírus hepatite B e hepatite C, usuários de drogas, trabalhadores da área de saúde e pessoas que fizeram transfusão de sangue antes de 1992. A campanha nacional, que será veiculada no período do dia 16 ao dia 31 de julho, faz parte do trabalho da OMS (Organização Mundial da Saúde), que visa à redução da transmissão das hepatites virais. 

Dados da OMS

A OMS apresenta a visão de um mundo em que a transmissão das hepatites virais seja interrompida e que todas as pessoas vivendo com hepatites virais, tenham acesso a cuidado e tratamento seguro e efetivo.

A Organização considera as hepatites virais como um dos principais problemas de saúde pública da atualidade e estabelece meta de eliminação das hepatites virais até 2030.

A meta é a redução de infecções crônicas dos atuais 6 – 10 milhões de casos para menos de 1 milhão em 2030. Redução de números de mortes devido às hepatites crônicas de 1,4 milhão por ano para menos de 500 mil por ano.

De acordo com a OMS, a intervenção-chave para a eliminação da hepatite C, consiste na testagem e ampliação do diagnóstico, com o objetivo de identificar as pessoas que são portadoras do vírus e encaminha-las para tratamento.

Serviço

O Ambulatório Municipal do Centro de Testagem e Aconselhamento fica na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 2.357. Para mais informações entre em contato através do telefone: (18) 3221-1366.

Publicidade

Veja também