LEISHMANIOSE EM HUMANO

REGIÃO - JOSÉ COSTA

Data 13/02/2020
Horário 03:33

A Prefeitura de Dracena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou na quinta-feira da última semana a primeira morte por leishmaniose em ser humano no ano de 2020. Segundo a Prefeitura, trata-se de uma mulher de 60 anos, que morava no Jardim Jussara. Ela estava internada na Santa Casa de Misericórdia de Dracena e o corpo foi sepultado no mesmo dia, no Cemitério Municipal. Conforme o setor da saúde, como medida diante do caso, foi feito um inquérito canino em um raio de 100 metros da casa onde a vítima residia.

DENGUE

A Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz atualizou na sexta-feira os números da dengue de 2020 na cidade. Ao todo, até agora, são 155 positivos, 22 negativos e ainda há 267 pacientes que tiveram sintomas da doença e aguardam exames.

CANCELAMENTO DO CARNAVAL (I)

A Prefeitura de Lucélia decidiu que não realizará o carnaval em 2020. O motivo, de acordo com a administração municipal, é a epidemia de dengue vivenciada pela cidade, que confirmou 357 casos positivos da doença. Todo ano, neste período, se vive a expectativa da volta de um dos eventos mais concorridos da região, o Fever Fest naquela cidade.

CANCELAMENTO DO CARNAVAL (II)

Nas últimas semanas, devido à divulgação pela imprensa que a Prefeitura realizou licitação para organizar a festa, foliões se mobilizaram na expectativa de curtir cinco dias de carnaval, formando blocos e adquirindo abadás. Dias depois, o município decretou situação de emergência devido à epidemia de dengue, contribuindo, agora, para confirmação oficial que o carnaval não ocorrerá em 2020. Ainda, segundo a administração municipal, a realização do processo licitatório “em nenhum momento significou a confirmação da festa, apenas o interesse da Prefeitura em organizar o evento, não sendo possível neste ano”.

FECAJUN

Já está definido o período de 1º a 3 de maio para a realização do Fecajun (Festival Caipira de Junqueirópolis), organizado pelo Departamento de Cultura do Município e Clube da Viola.

REDUÇÃO DE SUBSÍDIO

A Câmara Municipal de Panorama rejeitou o projeto de lei do vereador Émerson Luiz Barbosa Santos (PRB), que visava à diminuição do subsídio dos vereadores para um salário mínimo. A proposta entraria em vigor a partir de 2021. No total, cinco vereadores foram contrários e apenas três votaram favorável. Emerson alegou que, com isso, o município faria uma considerável economia e entende que ser vereador é ser voluntário a serviço dos panoramenses.

JANTAR

O Lions Clube de Dracena Cinquentenário promove neste sábado, com início às 19h30, um jantar beneficente, cuja renda será revertida para a Casa dos Velhos daquela cidade. Trata-se de um churrasco com convite a R$ 30 individual, incluindo sorteios de prêmios aos presentes no valor de R$ 3 mil. O evento será nos Salões dos Vicentinos e convites também podem ser adquiridos no local. Crianças até 10 anos não pagam, mas desde que acompanhados dos pais.

SALA DE HIDRATAÇÃO

Na segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde de Tupi Paulista criou uma Sala de Hidratação Venosa para atender pacientes com casos suspeitos de dengue. A equipe é formada por uma médica com o auxílio de uma enfermeira e três auxiliares de enfermagem. A unidade tem capacidade de prestar assistência para nove pacientes por dia.

Publicidade

Veja também