Linhas de ônibus devem retornar gradativamente

Conforme secretário de Mobilidade Urbana, Adauto Lúcio Cardoso, veículos extras estarão disponíveis amanhã

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 31/05/2020
Horário 08:15
Arquivo - Ônibus extras estarão à disposição amanhã, para eventual utilização
Arquivo - Ônibus extras estarão à disposição amanhã, para eventual utilização

Ao decretar a flexibilização da quarentena a partir de segunda-feira, o governador João Doria (PSDB) deixou os itens educação e transporte público como “a ser definido”, possibilitando assim cada município determinar o funcionamento conforme sua realidade. Pensando nisso, em Presidente Prudente, as linhas de ônibus devem retornar gradativamente, de acordo com a necessidade diária.

A informação é do chefe da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), Adauto Lúcio Cardoso, que explica a situação que ocorrerá ao longo das próximas semanas. Como solicitado à Prudente Urbano, empresa responsável pelo serviço, ele conta que haverá ônibus extras na cidade, já na segunda-feira, a fim de colocá-los em funcionamento se for necessário. “A ideia é um cumprir o que foi solicitado pelo MPE [Ministério Público Estadual]”, de evitar as lotações nos veículos.

Para tanto, o secretário também adianta que os fiscais da pasta estarão na rua para verificar se o determinado está sendo cumprido, isto levando em conta a essencialidade e não ter aglomeração, bem como as regras de higienização, como uso de álcool em gel e máscaras. “Ainda há muita resistência de passageiros que insistem em não usar EPI [equipamento de proteção individual] e querer adentrar o veículo”, lamenta. Por isso, Adauto pede que a população seja mais compreensiva, para que o enfrentamento da doença seja eficaz e que “não retornemos nenhuma fase”.

Dito isso, ele reitera que a quantidade de ônibus será verificada diariamente junto à empresa responsável e, se for o caso, solicitar o incremento de mais carros. “Com o início da quarentena, a empresa começou a operar com 50% da frota, que tem 90 no total. Depois que o MPE interviu e pediu mais carros para evitar aglomeração, foi para 57. Então, imagino que agora vamos operar em algo em torno de 65. Não temos ideia de quantas pessoas vão retornar ao trabalho, por isso, a necessidade de ver dia a dia”, explica.

RECONTRATAÇÃO

DE FUNCIONÁRIOS

Há pouco mais de duas semanas, a Prudente Urbano informou a demissão de 32 funcionários da empresa, medida ocasionada pelos reflexos com as dificuldades financeiras que a pandemia da Covid-19 trouxe. Mas na sexta-feira, atenta às significativas “alterações nas medidas de isolamento social, sobretudo no que se refere ao relaxamento parcial e reabertura gradativa do comércio” prudentino, como a própria diz, foram readmitidos aproximadamente metade do efetivo dispensado.

“A medida adotada é reflexo de profundo estudo e compromisso para atendimento da população prudentina, com a readequação do número de veículos em circulação e ainda a manutenção dos demais empregos gerados, sem que seja inviabilizada a prestação de um serviço de qualidade”, publicou a empresa, nas redes sociais.

Publicidade

Veja também