Lojas de Prudente aderem a descontos de até 50% neste mês

Presidente da Associação dos Lojistas do Prudenshopping, Evandro Pontes, explica que estratégia está ligada ao 13° salário e para manter ritmo das vendas de dezembro

Marcio Oliveira - Caroline Teles preparou araras da loja com roupas cujos preços estão com desconto
Marcio Oliveira - Caroline Teles preparou araras da loja com roupas cujos preços estão com desconto

A comerciante Caroline Teles precisou preparar o seu estoque para as vendas do início de 2019, quando é possível encontrar nas araras de roupas preços que vão de 20% a 50% de desconto em relação aos valores anteriores. Segundo ela, este período é fomentado pela alta procura de pessoas que esperam pela troca de estação, que traz, consequentemente, preços mais atrativos, ou pelas famosas “megapromoções” ao longo do mês. “A procura tem sido bem grande e alguns fatores influenciam o desconto que será aplicado na peça, como a estação a que ela se refere, se tem muita saída e há quanto tempo está na loja”, diz a proprietária da Carol Teles Store. Os mais vendidos na ocasião são os vestidos “fluídos”, por causa da estação quente, e roupas mais leves. A estratégia de vendas não é exclusiva da loja, já que os shoppings também precisaram estampar novos valores – mais baratos – nas vitrines. Em Prudente, dois deles apresentam descontos também de até 50%.

O presidente da Associação dos Lojistas do Prudenshopping, Evandro Pontes, por exemplo, lembra que “é de praxe” os estabelecimentos, em janeiro, utilizarem os descontos chamativos, já que, segundo ele, essa seria uma boa oportunidade para aproveitar o poder aquisitivo dos clientes. “A chegada do 13° salário em dezembro é um dos fatores, mas posso mencionar ainda que a estratégia é também uma tentativa de manter as boas vendas do mês de dezembro, para que não haja uma grande diferença entre os dois períodos”. Sobre os benefícios, ele destaca que, para o consumidor, é o de pagar mais barato em produtos, e, para os lojistas, é o aumento no fluxo de clientes em até 40%, mas também de vendas. “Vale destacar que o consumidor deve se atentar às regras de venda de cada loja, como as trocas, já que cada uma estabelece seus critérios”.

As expectativas do Parque Shopping Prudente para o início deste ano também são as melhores. Com as férias, o fluxo de clientes aumenta e traz clientes de várias localidades, como do Mato Grosso do Sul e da capital paulista. Além disso, as pessoas são atraídas pela queima de estoque de algumas franquias, com ofertas de até 50% de desconto.

Porém, conforme adianta o superintendente Camilo Jabbour, a expectativa maior está em cima do Liquida Parque – liquidação semestral - que ocorrerá no início de fevereiro. “Nesta campanha promocional, o número de lojas que anunciam ofertas é bem maior. Algumas chegam a conceder descontos de até 80%, devido à troca de coleção para outono/inverno”, destaca.

E o consumidor?

Bom, o consumidor fica dividido entre os dois lados da moeda, já que as propostas são tentadoras, mas os compromissos financeiros falam mais alto. Thais de Amaral Santana, 29 anos, por exemplo, afirma que os grandes descontos são vistos com bons olhos por ela, já que há um planejamento ao longo do ano para compras que ocorrem entre dezembro e janeiro. “Penso que quem puder e conseguir comprar, tem que comprar mesmo, pois são bons os preços. Mas organização é tudo, pois há impostos que precisamos pagar neste início do ano, comprar materiais escolares”.

Vera Lúcia de Oliveira, do lar e com 63 anos, por sua vez, afirma não gostar muito e não participar das compras do primeiro mês do ano, já que a estratégia “influencia o consumo que, muitas vezes, não deve ser realizado no impulso”. “Eu prefiro gastar em dezembro por causa do 13º salário, mas agora prefiro não arriscar muito e pagar minhas contas”.

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