Maioria dos estudantes retorna em fevereiro

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 01/02/2020
Horário 09:16
Cedida - Crianças do ensino municipal retornam na terça-feira às escolas
Cedida - Crianças do ensino municipal retornam na terça-feira às escolas

Os estudantes prudentinos, dos pequenos aos “grandões”, já se preparam para o retorno às aulas. Uns ansiosos pela volta, outros ansiosos pelas férias de julho. Pelo sim, ou pelo não, melhor se organizarem com as datas do retorno, e, para isso, O Imparcial já ajudou. Foi destaque neste diário as dicas para compras de materiais escolares. Desta vez, a ênfase vai para o dia de dizer “adeus” ao descanso, e “olá” para uma série de novos conhecimentos.

Na rede municipal de Presidente Prudente as aulas têm início na terça-feira, 4 de fevereiro. A Seduc (Secretaria Municipal de Educação) informa que, em média, 19,2 mil alunos retornarão a frequentar a educação infantil, ensino fundamental, AEE (Atendimento Educacional Especializado) e educação de jovens e adultos, todos serviços municipais.

“Cada unidade escolar, de acordo com o tipo de atendimento, tem no planejamento atividades diferenciadas [conforme a faixa etária e modalidade de atendimento]. Todas terão na primeira semana o período de adaptação, que é de extrema importância para o aluno”, pontua a secretaria. Na adaptação supracitada, o professor atende os alunos em meio período e os pais no restante do tempo, para preenchimento de entrevistas sobre questões de saúde, necessidades especiais, pessoas autorizadas a levar e buscar a criança e afins.

Já as escolas estaduais iniciam as aulas em 3 de fevereiro, na segunda-feira. Em Prudente, 14,7 mil alunos estão matriculados. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, as atividades iniciam com importantes novidades: “Começa a vigorar o programa Inova Educação, anunciado no ano passado, que é um modelo pedagógico pioneiro que vai conectar as escolas à realidade dos estudantes do século 21. Entra no currículo obrigatório duas aulas por semana de uma atividade chamada ‘Projeto de Vida’, mais duas aulas do componente ‘Eletivas’ e uma de ‘Tecnologia e Inovação’”.

Além disso, o ensino estadual terá mudanças nos períodos de recesso escolar, como divulgado pela secretaria: período do primeiro recesso (fim do primeiro bimestre): entre 20 e 24 de abril; período das férias (fim do segundo bimestre): entre 10 e 26 de julho; período do segundo recesso (fim do terceiro bimestre): entre 13 e 16 de outubro; encerramento do ano letivo: a partir de 23 de dezembro.

INSTITUIÇÕES DE

ENSINO SUPERIOR

Quem estuda no ensino superior também volta à ativa em fevereiro, aliás, nem todos. Há aqueles que retornam só em março, isso porque, saíram de férias mais tarde que os demais.

A Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) inicia as aulas em 3 de fevereiro, com aproximadamente 18 mil estudantes (número variável, visto que ainda se realizam matriculas). “A Unoeste é uma das instituições pioneiras a desenvolver o Trote do Bem, que está voltado para promover integração saudável entre calouros, veteranos e comunidade. Entre 2015 e 2019, a universidade realizou mais de 1 milhão de atendimentos à comunidade”, informou a Assessoria de Imprensa.

Já a Toledo Prudente Centro Universitário retorna às aulas em 10 de fevereiro para os cursos de graduação, já os de pós-graduação têm início no dia 7 do mesmo mês. A instituição informa possuir por volta de 3 mil alunos, número que pode aumentar devido ao Vestibular Agendado e a oferta de vagas no ProUni (Programa Universidade para todos) e Fies (Financiamento Estudantil).

No dia 6 de fevereiro, os 1,5 mil estudantes da Fatec (Faculdade de Tecnologia) retornam às aulas com programação especial. “No intervalo, tanto no período matutino quanto noturno, também receberão um mimo. Ainda realizamos o ‘Fatec Solidária’, onde cada aluno ingressante doa 1 kg de alimento não perecível e após doamos para uma entidade”, informa a instituição.

Por sua vez, os 1,5 mil estudantes da Fapepe/Uniesp (Faculdade de Presidente Prudente) retornam dia 17 de fevereiro. A programação para calouros e veteranos ainda será aprovada pelos colegiados, mas o tradicional trote solidário já é certo, com ações sociais e campanhas junto a parceiros.

Quem volta por último é a FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), no dia 2 de março, aom cerca de 2,7 mil alunos que participarão da “semana de recepção do calouro”, cuja programação ainda não foi finalizada.

Publicidade

Veja também