Mais de 80 competidores encaram Ultramaratona

Os participantes se inscreveram para percursos de: 5 km - que equivale a uma volta completa na Cidade da Criança -, 10 km, 20 km, 40 km e, finalmente, 80 km

Esportes - THIAGO MORELLO

Data 07/07/2019
Horário 06:01
José Reis: Competidores encararam trajetos de 5km, 10 km, 20 km, 50 km e 80 km
José Reis: Competidores encararam trajetos de 5km, 10 km, 20 km, 50 km e 80 km

Mesmo na manhã gelada de ontem, com temperatura inicial de 3ºC, 89 competidores se aventuraram participando da 1ª Edição da Ultramaratona de Rua - BR 135 - de Presidente Prudente, com largada às 7h e encerramento às 20h. Ou seja, 13 horas de provas no Parque Ecológico Cidade da Criança. Dentre eles, em sua maioria prudentinos, mas também corredores de Estados como Paraná (PR) e Mato Grosso do Sul (MS).

Conforme o titular da Setur (Secretaria Municipal de Turismo) Paulo Silvio Sanches, um dos responsáveis pelo evento, os participantes puderam se inscrever, de acordo com a audácia e/ou capacidade de cada um, para cinco percursos: de 5 km - que equivale a uma volta completa na Cidade da Criança -, 10 km, 20 km, 40 km e, finalmente, 80 km.

O secretário destaca que os objetivos da ação esportiva são divulgar, fomentar e criar condições de mais atletas começarem a experimentar as ultramaratonas.

“A ideia é fazer com que o cidadão supere os seus próprios limites. Por isso, mesmo quem se inscreveu nas corridas de 5km, se sentir que consegue ir além, pode continuar na de 10 km, 20 km, etc.”, complementou Edson Adriano Bitencourt, 53 anos, idealizador do projeto.

Paulo conta que Edson foi quem procurou a municipalidade para apresentar a ideia e, a partir disso, juntamente com a Semepp (Secretaria Municipal de Esportes) fizeram os estudos para a realização.

“Nos juntamos, conversamos sobre e vimos que Prudente tinha a capacidade de sediar um evento como este”, enfatizou o secretário mencionando que, inicialmente, a ideia era utilizar o Parque do Povo como cenário para as corridas, como já é utilizado diariamente por moradores locais, no entanto, o estudo indicou que a Cidade da Criança poderia receber melhor o evento. “Pensamos que talvez pudesse atrapalhar o comércio local, em vista da quantidade de horas que a prova duraria. Então traçamos o percurso inteiro na Cidade da Criança e deu super certo”, explicou o secretário de Turismo.

E deu mesmo. Como já mencionado mesmo com as temperaturas baixas, bastante frio, por volta das 9h, aqueles que continuavam firmes na corrida podiam ser vistos logo na entrada da Cidade da Criança.

“Os prudentinos tem um bom costume de correr e se exercitar. E essa foi uma das causas que mobilizou o evento. A ideia é continuar nos próximos anos”, almeja o secerário.

 

 

Publicidade

Veja também