Maus-tratos a animais: covardia sem tamanho

EDITORIAL -

Data 28/11/2019
Horário 04:05

Infelizmente, os casos de maus-tratos contra animais ainda são corriqueiros. Prova disso é o número de denúncias registradas em Presidente Prudente, que cresceu 53,7% entre 2018 e este ano, passando de 225 para 346 no período. Este crescimento mostra também que as pessoas estão cada vez mais cientes de seu papel de cidadãs: é preciso denunciar! Os animais precisam de nós para que possam fazer valer seus direitos. Eles não têm voz para se defender.

É difícil acreditar que existem pessoas que maltratam e judiam de bichinhos indefesos. Isso é inadmissível, uma covardia sem tamanho. E quem pensa que os maus-tratos se resumem a agressões físicas e privações de alimento, água e carinho, está muito enganado. Em Prudente, conforme o Departamento de Defesa, Proteção e Bem-Estar Animal, a maioria das denúncias está ligada ao abandono dos pets. As pessoas mudam de casa e descartam seus animais como se fossem sapatos velhos. Um verdadeiro absurdo!

Antes de comprar ou adotar cães e gatos é preciso se conscientizar de que eles são seres vivos, que demandam de cuidados e gastos. Muitos esquecem que eles não são filhotes para sempre: eles crescem e envelhecem. Vai ser necessário alimentá-los, higienizá-los, levá-los ao veterinário, gastar com vacinas, muitas vezes, com remédios, e dispor de tempo para brincar com eles, dar carinho, enfim, se doar para que eles vivam com dignidade. Por isso, não se pode agir por impulso. Animais não são brinquedos!

Não dê coelhos para as crianças na Páscoa. Não compre nenhum filhote porque achou bonitinho ou porque seu filho está pedindo, sem refletir antes sobre a vida desse animal que, provavelmente, viverá por muitos anos. Sua família terá tempo e condições financeiras para adotar o bichinho? Ou será mais um caso de negligência e abandono?

Depois de muita reflexão, se você tem certeza que poderá oferecer uma vida digna ao animal, vá em frente! Você não irá se arrepender! Trata-se de um caminho sem volta, pois o amor incondicional que ele terá por você dificilmente será experienciado de outra forma.

Publicidade

Veja também