Medidas simples podem evitar ação de bandidos

EDITORIAL -

Data 19/12/2019
Horário 04:01

A ocasião faz o ladrão. Quem nunca ouviu esse famoso ditado popular? Nesta época do ano, então, todo cuidado é pouco. Ruas, lojas, supermercados, shoppings, todos estão bastante movimentados. Nos dias que antecedem o Natal, o espírito de amor e solidariedade está em evidência, no entanto, há muitos oportunistas que se aproveitam da ocasião para praticar crimes, principalmente, furtos e roubos. Como noticiado ontem por este diário, o policiamento é reforçado neste período, justamente, para evitar o aumento da criminalidade.

O efetivo de policiais é intensificado, especialmente, nas vias onde há grande fluxo de pessoas, como os centros comerciais. A corporação está preparada para coibir a ação de criminosos, que também se aproveitam do horário estendido do comércio para praticar delitos. Portanto, atenção redobrada! Não seja um alvo fácil para bandidos. As orientações são reforçadas todo ano, mas não custa repetir:

Evite portar dinheiro em espécie; não mantenha a senha do cartão bancário juntamente com este, pois em caso de perda ou extravio poderá sofrer prejuízos; transporte bolsas, sacolas, carteiras e demais objetos de valor à frente do corpo, jamais os deixando com zíperes abertos e fora do campo de visão; não ande manuseando aparelho celular e, caso seja necessário utilizá-lo, procure ficar parado, preferencialmente, no interior de algum estabelecimento comercial; não deixe objetos de valor ou que despertem a atenção de criminosos oportunistas à mostra no interior de veículos.

São atitudes simples, de conhecimento de todos, mas que, muitas vezes, são menosprezadas. Certamente, se as orientações fossem colocadas em prática, muitos delitos seriam evitados. Isso vale também para quem vai passar as festas de fim de ano longe de casa. Conforme a polícia, sinais de abandono no imóvel atraem bandidos. Desta forma, a recomendação é mostrar movimento na casa: peça ajuda de vizinhos e parentes, para que eles frequentem o imóvel com frequência, retirando correspondências e sujeira acumuladas na frente da residência.

Mas de nada adianta cuidar para aparentar que a casa não está desabitada, e ficar divulgando nas redes sociais datas em que estará fora do domicílio, ou mesmo comentando para estranhos sobre a viagem. Tenha sempre o pé atrás. Deixe para postar fotos do passeio depois que retornar dele. Seja cauteloso! Desta forma, com certeza, passará momentos de lazer e alegria ao lado de familiares e amigos.

Publicidade

Veja também