Ministério da Saúde orienta para doenças do verão

PRUDENTE - MARIANE GASPARETO

Data 27/01/2019
Horário 05:18

Durante o verão – período mais quente do ano – as pessoas devem se atentar para não experimentar alimentos de má qualidade ou comidas que não estejam bem conservadas ou que não foram bem preparadas, haja vista que alimentos submetidos a temperaturas muito elevadas podem acabar proliferando bactérias e gerando até uma infecção alimentar.

Segundo o Ministério da Saúde, existem algumas doenças que são frequentes nesta época do ano e alguns cuidados devem ser tomados durante o verão para evitá-las. É que o calor e a umidade podem facilitar a

proliferação de bactérias, fungos e mosquitos. Não é novidade que a principal época de transmissão da dengue, por exemplo, é o verão, por conta das chuvas mais corriqueiras. No entanto, a época também favorece o surgimento da febre amarela, de acordo com a pasta federal. Por isso a recomendação é de que as pessoas se imunizem contra a patologia gratuitamente em unidades de saúde, especialmente em caso de viagens para destinos que recomenda a aplicação da dose.

As temperaturas altas dessa estação podem levar à intoxicação alimentar e hídrica – causadas pela ingestão de comida ou água contaminadas, tendo como sintomas diarreia, febre, náuseas e vômitos. A cólera também pode ser transmitida por água ou alimentos contaminados por fezes ou vômitos de um doente ou por moscas e outros insetos. A insolação e a desidratação também podem ser ocasionadas pela exposição excessiva ao sol e ao tempo quente.

A recomendação do Ministério da Saúde é para que a pessoa beba ao menos dois litros de água por dia, aplique protetor solar no mínimo 30 minutos antes de se expor ao calor e evite as horas com maior concentração solar (das 11h às 16h), além de usar chapéus, óculos de sol e roupas leves.

COMO FAZER SORO CASEIRO

O soro caseiro é usado para combater a desidratação em casos de intoxicação alimentar, insolação, diarreia e vômitos. Para fazê-lo é muito simples, veja abaixo:

1. Misture em um litro de água mineral, filtrada ou fervida, uma colher de café de sal e uma colher de sopa de açúcar;

2. Misture bem e dê à criança em pequenas colheradas.

Fonte: Ministério da Saúde

Publicidade

Veja também