Momento histórico: Prudente recebe a primeira tabeliã

Bruna assumiu em 28 de fevereiro o 3° Tabelionato de Notas e Protesto de Presidente Prudente; é a primeira mulher a ocupar o cargo na cidade

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 15/03/2020
Horário 06:28
Isadora Crivelli: Bruna assumiu o 3° Tabelionato de Notas e Protesto
Isadora Crivelli: Bruna assumiu o 3° Tabelionato de Notas e Protesto

Pela primeira vez na história de Presidente Prudente, uma tabeliã assume um cartório na cidade. Trata-se de Bruna Carla Salomão Nogueira Cunha Melo, 33 anos, que no dia 28 de fevereiro assumiu o 3° Tabelionato de Notas e Protesto. Ela é formada em Direito e Administração e pós-graduada em Direito Notarial, Registral e Processual Civil.

Estar na vanguarda para ela não é novidade. Quando tabeliã da cidade Estrela D’Oeste (SP), também foi a primeira mulher a ocupar o cargo. Sua trajetória reflete a força da mulher, questão em evidência e colocada em pauta no dia 8 de março, no Dia Internacional da Mulher.

Bruna prestou o 11° concurso para outorga de delegação de cartório extrajudicial, concorrendo com mais de 10 mil candidatos, entre juízes, promotores, desembargadores e afins. Durantes os três anos que separaram a primeira fase do resultado do concurso, a vida de Bruna mudou. Neste intervalo, ela formou sua família, casando-se com Diogo Soares Cunha Melo, também tabelião na cidade de Cunha-SP. “O concurso começou no início de 2018, tive minha primeira filha, a Manuela, em outubro daquele ano. O resultado veio em 31 de janeiro de 2020, 11 dias depois do nascimento do meu segundo filho,  Pedro [com pouco menos de dois meses]”, revela.

Apenas um mês após o nascimento de Pedro, a tabeliã mudou-se para Presidente Prudente para assumir a sua nova atribuição.

A ciência afirma que por conta das conexões cerebrais diferente da dos homens, a mulher lida melhor com as emoções e consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo. A depender do exemplo que Bruna dá, a teoria está re-comprovada. Aliou trabalho, estudos e família e, em todos, obteve sucesso.

Como tabeliães substitutos, o cartório conta com Reginaldo Gonçalves e José Numeriano.

ATITUDE E CREDIBILIDADE
Bruna compartilha sua visão a respeito da imagem que os cartórios possuem na sociedade. Antes da Constituição de 1988, ela lembra, eram passados de pai para filho, perpetuando as oligarquias e indicações políticas. Hoje não, o mérito dos profissionais é medido pelo concurso, através da meritocracia. Ela afirma gostar muito de pessoas e com isso cria empatia. “Sempre fiz um atendimento de pessoalidade. Alguns clientes viraram amigos, muitos precisam de apoio emocional”, comenta a tabeliã em referência a casos delicados como divórcios e inventários. Em sua função, Bruna resolve conflitos, problemas significativos, sempre com praticidade e credibilidade.

O TRABALHO DE UMA TABELIÃ
“Antes a imagem dos cartórios era de simples batedor de carimbo, hoje desenvolvemos várias questões jurídicas complexas”, afirma Bruna. Sendo a função dos tabeliães dar forma jurídica à vontade da população, prezando pela segurança jurídica e higidez, eles evitam que milhares de processos “desaguem” no judiciário, otimizando o tempo. “Tenho fé pública para que, acontecendo algo em minha presença, posso atestar a veracidade”, ressalta a nova tabeliã de Prudente.

Alguns exemplos de questões que ela, bem como qualquer tabelião, pode dar soluções definitivas, são lavratura de escrituras públicas de compra e venda, doação, testamentos, inventários, divórcios, usucapião, entre outros, sendo as partes maiores, capazes e estando de acordo. Essa tendência de evitar que atos cheguem ao judiciário é a desjudicialização, iniciativa que acelera as resoluções. “Na justiça, o inventário, por exemplo, pode durar aproximadamente 5 anos. Nos cartórios, alguns dias”, completa.

Bruna confessa que se sente honrada por ser nominada como a primeira tabeliã de Presidente Prudente e por todo carinho e confiança que tem recebido dos prudentinos.

Miguel Toninato

Bruna entre Reginaldo Gonçalves e José Numeriano

 

 

 

Publicidade

Veja também