Morre Henrique Jorge, aos 90 anos

Prudentino se consagrou como o despachante mais antigo do Estado de São Paulo

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 08/02/2020
Horário 08:19
Cedida - Henrique atuou como despachante por mais de 70 anos
Cedida - Henrique atuou como despachante por mais de 70 anos

Consagrado como o despachante mais antigo e experiente de Presidente Prudente, como afirmado pela família, morreu na quinta-feira o prudentino Henrique Jorge, aos 90 anos. Filho de pioneiros da cidade, ele faleceu na madrugada, após lutar contra um câncer.

Mais de 70 anos dedicados à profissão e à família, como conta com orgulho, o filho Luiz Ernesto da Fonseca Jorge. À reportagem, o primogênito detalha que o pai iniciou na profissão ainda bem moço, quando tinha 13 anos. “E trabalhou junto com o seu Alceu Passini, durante 10 anos, isto é, até completar 23 anos”, completa.

Depois disso, Henrique se casou e, logo em seguida, fundou o escritório de despachante da família, Escritório XV de Novembro. Isto em 1953. Segundo Luiz, que assumiu o comércio como sucessor - desde que o pai adoeceu -, o estabelecimento é o mais antigo de todo o Estado de São Paulo. “Assim como meu pai, que sempre se dedicou ao trabalho e a fazer o melhor. Vai deixar uma marca registrada em Prudente”, diz.

Marca essa que não se resume somente ao meio profissional. Aliás, bom, humilde, simples e servidor dos necessitados, foram os adjetivos colocados pelo filho. “Ele sempre foi uma pessoa querida, que ajudava o próximo. Nunca negou nada a ninguém. E não é por ser filho, mas eu afirmo que ele foi sim uma pessoa boníssima, extremamente humana. Toda vida foi grande e fiel”, recorda.

Além de Luiz, Henrique deixou os filhos Carlos Henrique da Fonseca Jorge e Rosa Maria da Fonseca Jorge, além da esposa Delza da Fonseca Jorge. O sepultamento foi realizado ontem, às 9h45, no Cemitério Municipal São João Batista.

Publicidade

Veja também