Mostra chama atenção para “Mundo Sem Trabalho Infantil” até 11 de maio, em Prudente

Seis painéis educativos ficam expostos até o dia 11 de maio na unidade do Ministério do Trabalho - Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Presidente Prudente

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 02/05/2018
Horário 09:15

Criança precisa brincar, estudar e ter muito carinho para que possa crescer e se tornar um adulto feliz! No entanto, infelizmente, é sabido que ao invés disso, milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos estão trabalhando de forma ilegal, injusta, desumana como em carvoarias, lixões, e até abusos sexuais. Na busca de acabar de vez com essa situação, há quase dois anos, em julho de 2016, foi lançada a exposição itinerante "Um mundo sem trabalho infantil", na sede da Justiça do Trabalho, Vara de Presidente Prudente com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para esse problema, que é sim de todos. Não apenas de quem emprega ilegalmente um menor, mas de quem sabe e se omite.

Desde então, os painéis educativos itineram por diversos lugares. E até o dia 11 de maio estarão expostos na unidade do Ministério do Trabalho - Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Presidente Prudente.

Não é possível permitir que as crianças percam sua infância e perspectivas de uma vida melhor. Nosso desejo é conscientizar com este acervo educativo os cidadãos que utilizam diariamente os nossos serviços como Seguro Desemprego, Carteira de Trabalho, Registro Profissional, participações em Mesas Redondas, Protocolos de Defesas e Recursos de Autos de Infração, Pedidos de Fiscalizações, dentre outros”, expõe Silvana Vianna Passarello, gerente regional do Trabalho.

A gerente completa salientando que as pessoas verão retratada nos painéis situações reais de trabalho infantil, a legislação que proíbe este tipo de situação, além das consequências negativas à segurança e saúde de crianças expostas ao trabalho infantil, quando o adequado a elas é a “aprendizagem” onde os menores a partir de 14 anos e jovens até 24 anos podem ser inseridos no mercado de trabalho vinculados às instituições legitimadas para desenvolverem os Programas de Aprendizagem, como, por exemplo em nosso município Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Casa do Aprendiz Cidadão, Fundação Mirim e CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola).  

 

Próximas paradas

Em junho, na Semana de Conscientização e Combate Ao Trabalho Infantil, sendo 12 de junho, o Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil, a exposição estará nos dias 12 e 13 (no período da manhã) no Senai; 13 de junho (períodos da tarde e noite) no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e no dia 15 (período da manhã) no Centro Cultural Matarazzo.

Os painéis mostram: O que é trabalho infantil? Quais as piores formas de trabalho infantil: atividades ilícitas; estatísticas do trabalho infantil no Brasil e muito mais.

 

“Não é possível permitir que as crianças percam sua infância e perspectivas de uma vida melhor. Nosso desejo é conscientizar com este acervo educativo os cidadãos que utilizam diariamente os nossos serviços”

Silvana Vianna Passarello,

gerente regional do Trabalho

 

Serviço

A Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Presidente Prudente está localizada à Rua Siqueira Campos, 202, Bairro do Bosque, com atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 16h.

Publicidade

Veja também