Museu convida público para ouvir “Música no Vinil”

De todos os gêneros e época, acervo do museu tem, dentre vários LP’s da MPB, ao sertanejo, valsa, tango, temas de novela, infantis entre outros; evento ocorre às sextas-feiras

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 24/05/2018
Horário 18:56
Marcio Oliveira: Mais de dez mil vinis estão à disposição dos visitantes que querem recordar o passado de maneira saudosa
Marcio Oliveira: Mais de dez mil vinis estão à disposição dos visitantes que querem recordar o passado de maneira saudosa

Túnel do Tempo! Um resgate à saudade, ao afeto, nostalgia de algum momento lá atrás, do passado! Isso é o que os funcionários do Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto, de Presidente Prudente buscam com mais um projeto carregado de emoções, por meio da música! Dando continuidade ao projeto “Emoções”, desta vez o local cultural apresenta o “Música no Vinil”, disponibilizando a comunidade em geral seu acervo contendo quase dez mil discos ou LP’s (Long Play).

De acordo com Valentina Terescova Romeiro Flores, diretora da unidade, pensando na qualidade de vida da população idosa, em reavivar seu desenvolvimento o projeto “Emoções” já é realizado às quintas-feiras, desde março deste ano.

Valentina ressalta que ambos os projetos permitem que os visitantes utilizem um toca-discos para ouvir vinis que fizeram parte de suas vidas. Cantores que através de suas canções os fizeram sorrir ou chorar de emoção.  

“No ‘Emoções’ ocorre um encontro entre os vinis e as pessoas da melhor idade que acaba movimentando seus saberes construídos ao longo do tempo, aguçam suas memórias. Esse resgate de sentimentos através da música tem como responsável a professora Norma Franzini. Agora, quem vai conduzir o ‘Música no Vinil’ é a professora responsável pela ação educativa do museu, Eliane Ruiz da Silva”, expõe Valentina.

 

Os mais velhos poderão relembrar sua juventude [ah que saudade – risos] e os mais jovens, tem aqueles que nunca viram um vinil, que possam conhecer

Valentina Terescova Romeiro Flores,

diretora

A diretora cita que a vitrola em modelo retrô, mas moderna, foi oferecida pelo Governo de Presidente Prudente, através da Secult (Secretaria Municipal de Cultura) exatamente para esta finalidade: “Queremos trazer as pessoas da cidade para nosso museu. Os mais velhos poderão relembrar sua juventude [ah que saudade – risos] e os mais jovens, têm aqueles que nunca viram um vinil, que possam conhecer. Estamos divulgando a ação para ser realizada às sextas-feiras, das 8h às 12h, e das 13h às 16h. Mas, nada impede que o interessado possa vir em outro dia e horário”, explica a diretora.

 

Saudades

De todos os gêneros e época o acervo do museu tem dentre vários da MPB (Música Popular Brasileira) como Caetano Veloso, ao sertanejo (Cascatinha e Inhana), valsa, tango (Nelson Gonçalves), temas de novela nacional e internacional (Dancin’ Days), infantil (Balão Mágico, Fofão, Xuxa Para Baixinhos, Menudo, Dominó), internacionais (Frank Sinatra, Elvis Presley), pop, raggae samba, rock de Legião Urbana, a Ultraje a Rigor e por ai vai.

“Todos estão convidados a embarcarem nessa gostosa viagem através da música. Tem saudades da época do vinil, daquele disco que não toca mais em casa? Venham para cá passar algumas horas com boas recordações. Se quiser trazer seu pendrive para copiar as músicas podem também, pois a vitrola é retro, mas modelo novo com entradas USB”, convida Valentina, diretora da unidade museológica.

O projeto “Emoções” é realizado às quintas-feiras, das 9h às 11h. E o “Música no Vinil”, às sextas-feiras, das 8h às 12h, e das 13h às 16h.

 

Serviço

O Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto está localizado à Rua Dr. João Gonçalves Foz, 2.179, Jardim das Rosas, em Presidente Prudente. O telefone para mais informações é o (18) 3223-9404.

 

 

 

 

Publicidade

Veja também