Nadadores estão otimistas para Paulista

Esportes - OSLAINE SILVA

Data 21/06/2019
Horário 07:40

O Campeonato Paulista Petiz 1 e 2 de Inverno, em Votorantim (SP) é mais um desafio para cinco atletas da equipe de natação da Semepp/Apan de Presidente Prudente que conta com o apoio do governo municipal, por meio da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes), Criarte, Pruden-Aço e Medina Sports. A competição começou ontem e segue até sábado. Quem está acompanhando a galerinha de atletas é o técnico de menores da equipe, Marcelo Antônio da Silva Junior. Mas, quem falou com a reportagem foi o também técnico Elvancir Pereira do Nascimento, o Pépe, que está otimista com a participação da turminha que vem treinando há seis meses para esta competição.

Segundo Pépe esse grupo treina puxado, de segunda a sexta-feira, fazendo a parte física das 14h30 às 15h e depois caem na água onde treinam até às 17h. Tudo para um bom desempenho nas competições.

Pépe expõe que estão confiantes nos bons resultados de todos os atletas, mas é natural salientar Camila Yuna Kanegaki, 11 anos, que vem se sobressaindo, em plena evolução nos últimos torneios regionais do primeiro semestre.

“Os próprios resultados dela comprovam essa expectativa. Ela vem sendo destaque, campeã em vários torneios que tem participado. Dentre eles, em maio ela brilhou no Troféu Kim Mollo, então tem tudo para voltar com grandes resultados”, ressalta Pépe.

Camila Yuna Kanegaki, categoria petiz 1 – 11 anos, vai nadar três provas, 400 metros livre, 100 livre e 100 borboleta. Como mencionado por Pépe ela está em plena evolução e vem de três medalhas conquistadas recentemente, em maio, no Troféu Kim Mollo, em Mocóca, a nível estadual, sendo campeã e trazendo o ouro nas mesmas provas que irá disputar no Paulista.

Os outros atletas são:- Jéssica de Oliveira do Amaral Chaves – petiz 2 – 12 anos – que vai nadar os 100 metros nado costas, 200 medley e 100 peito; Heloisa Borges  Mota – petiz 2 – 12 anos – 200 livre, 400 livre e 100 borboleta; Eduardo Albano Silva – petiz 2 – 12 anos – 400 livre, 200 medley e 100 peito; e Emanuel Francisco Sitta – petiz 2 – 12 anos – 50 livre, 100 livre e 100 costas.

Inúmeros benefícios

Pépe destaca que a natação é um dos esportes mais completos que existem. A modalidade exercita do corpo (mexendo com todos os músculos) até a mente, uma vez que, o atleta tem que parar para pensar o que tem que fazer no exercício.

Conforme ele, o legal dessa modalidade esportiva é que a maioria das crianças entra como forma terapêutica para amenizar e/ou solucionar diversos problemas de saúde como rinite, asma, e acabam se identificando com o esporte tornando-se nadadores. Outra maneira está relacionada ao seguro de vida quando a criança ou adulto entra para aprender nadar. E, por conta de ambas, uma terceira ponte é criada quando por gosto e dom acabam adentrando no esporte competitivo.

“Esse esporte tem uma vantagem sobre outros porque pode ser iniciado a partir dos 6 meses de vida sem limite para parar. Temos atletas com 90, 91 anos de idade que estão praticando o esporte. Ou seja, é uma modalidade longitudinal, pois traz inúmeros benefícios para se manter a forma e principalmente a saúde!”, enfatiza Pépe.

 

 

Publicidade

Veja também