O esporte e seus atributos...

OPINIÃO - Marcos Alves Borba

Data 09/07/2019
Horário 04:05

Praticamente em todas as áreas que podemos considerar como uma alavanca de um resultado esperado, será pertinente que, usamos o esporte como um exemplo, um caminho. Tanto que, quando queremos definir uma ação de significado de seus relevantes sentidos que possam reverter uma situação, usamos o esporte como um sinônimo daquilo que pretendemos ou queremos ser. Isto é, na maioria das vezes, e isso não seja novidade, o esporte desencadeia uma série de significados que pode nos impulsionar a criar um caminho sempre do bem, se entendermos o quanto vale.

Com o término da Copa América de Futebol e, isso nos coloca sempre numa situação onde queremos entender como aquilo foi significativo, mesmo não gostando de futebol, ele pode nos redirecionar quando tal situação seja ela numa empresa, ou num terminado convívio social o que poderia mudar ou simplesmente dar continuidade de um ritual que prevaleça sua conduta. É evidente que cada país numa situação de jogo como é o futebol, se busca criar determinadas inovações que possa surpreender o seu adversário, seja ele considerado alto nível ou não. Cabe a cada treinador, junto a sua equipe discutir alternativas que desarme seu oponente. É um caminho.

É possível que aprendamos todo um ritual de situações que podem ser inovadoras ou simplesmente repetitivas e não chegar a lugar algum. Isso se prevalece também, e principalmente às atitudes das pessoas, sejam elas de um jogador ou de uma comissão técnica. É possível que possamos aprender, é possível que tudo isso nos leva a repensar e muito numa determinada ação, que por ventura não seria a ideal.  

Há todo momento e de forma avassaladora recebemos as informações que nos remete um caminho promissor, ou não, e que mesmo procuramos conciliar seus significados tentando dar um sentido a nossa vida, é cautelar que saibamos conduzir aquilo que possamos aprender e a evoluir. Neste grande cenário chamado espetáculo mundial, e de certa modalidade, conseguimos imaginar e redirecionar num contexto muito significativo tudo aquilo que vemos num mundo que esperamos aos nossos olhos, onde vemos a política, a religião (independente de seus credos), e principalmente o esporte.

Neste grande cenário, onde o esporte consegue unificar e também desmitificar seus atributos, é possível, que algum dia consigamos dar um sentido pleno, e que seus valores como o respeito, a ética, o amor, o abraço, o entendimento de maneira mútua, possam dar esse autêntico vigor a todas as pessoas.   

No final desse grande campeonato, ao levantarmos a taça por sermos campeões, em determinados momentos queremos e almejamos que essa taça seja elevada aos maiores patamares que um país deseja ter: Educação, saúde, segurança, transporte e principalmente um enorme respeito a cada uma das pessoas que habitam nesse país. Mesmo assim, há de se entender que o esporte é uma grande ferramenta de evolução, se, acreditarmos em seus valores de aplicações com resultados nas pessoas. Esse na verdade será um grande caminho.

E por favor, nessas férias, se possível, faça com que as crianças se movimentem, busque a prática de alguma atividade física, esporte. Infelizmente, não podemos nos aderir somente à teoria bem dita, pois o índice de crianças obesas ainda está em alta, imagine isso em pleno inverno. Nada fácil...

Publicidade

Veja também