O valor da ação pública e da quarentena vertical

OPINIÃO - Jogi Humberto Oshiai

Data 28/03/2020
Horário 04:59

Mario Draghi, para aqueles que não tem conhecimento, foi o presidente do Banco Central Europeu que, a meu ver, na atual crise da Covid-19, disse uma verdade sacrossanta: “Se for necessário levar a dívida pública às estrelas, você verá como remediá-la, mas, enquanto isso, evita o perigo de colapso da sociedade”.

Quem não concorda com esta linha de pensamento ou é um sonhador iletrado ou quem imagina cenários realmente ditatoriais (e.g. – no meu Estado, mando eu!). E eu, daqui de Bruxelas, no meu isolamento social, divago no passado onde a história deveria ter já nos ensinado há tempo como agir em situações do gênero considerando que vivemos uma tragédia de proporção bíblica.

Desta forma, a meu ver, o governo federal deve mobilizar todos os recursos disponíveis para que não seja destruída permanentemente a nossa capacidade produtiva que, consequentemente, traria um dano incomensurável para a economia da qual depende milhões e milhões de vidas, especialmente das camadas desfavorecidas da nossa sociedade, que está longe de ser comparada com a dos países membros da União Europeia.

O modelo adotado na Itália, na Espanha, na França não serve para o Brasil por motivos óbvios. Portanto, quarentena horizontal não pode ser uma solução para a nossa triste realidade que necessita urgentemente da quarentena vertical!

Temos o dever de proteger os mais sensíveis ao Covid-19 e lutar para vencer esta batalha que está às nossas portas. Abril não será fácil, espero estar errado, pelo menos, nesta previsão!

 

 

Publicidade

Veja também