Os invisíveis

OPINIÃO - Arlette Piai

Data 14/04/2020
Horário 04:11

Os vírus e as bactérias podem causar as mesmas doenças, às vezes, fatais. Mas ambos são biologicamente diferentes. Enquanto as bactérias são organismos vivos - nascem, crescem, reproduzem e morrem, como nós -, os vírus “não são vivos”, são apenas partículas infecciosas. Ambos são perigosos, embora haja bactérias do bem. Leitor amigo, existem mais bactérias pastando pela sua pele do que gente vivendo no planeta. Para elas, nosso corpo é um paraíso, um oásis. Cientificamente somos sundaes deliciosos dos vírus e bactérias.

Nosso corpo é feito de 10 trilhões de células e abriga 100 trilhões de bactérias e as do mal causam menos mal que os vírus. Estes são inertes como uma pedra, mas com muita vontade de “gerar descendentes”. Então eles pegam carona em alguém, invadem as células e transformam o organismo numa fábrica de novos vírus. Chato, né, leitor. A pele não deixa o vírus entrar, então eles se introduzem pelo nariz, boca, olhos, genitais e, numa operação quase mágica, geram um exército de clones para destruidor o organismo. 

Corona, do latim significa “coroa” porque o vírus tem a aparência de uma bola com uma coroa de espinhos, estes agarram as células e as vencem pela exaustão: as células se dedicam tanto a produzir as proteínas que, vencidas, acabam morrendo. Esse invisível não é mau, apenas cumpre a única razão da sua existência, que é buscar hospedeiro para fazer a multiplicação.

 Cientistas afirmam que o coronavírus não foi fruto de conspiração, porque quando são fabricados em laboratório, deixam marcas que podem ser detectadas.  Crê-se que ele surgiu em uma feira em Wuhan, onde diversos morcegos eram vendidos em forma de sopa saborosa. Outra hipótese é que tenha surgido das cobras asiáticas que se alimentam de morcegos, cuja carne também foi vendida na feira em Wuhan.

De uma forma ou de outra, o fato é que a doença está aí e aqui, e precisamos obedecer às normas de não sair de casa, já que o vírus trabalha ininterruptamente. Todos podem ser vítimas, mas os invisíveis gostam mais das vovós e dos vovôs e ninguém quer que nosso país seja dizimado dos anciões, como correu na Itália, não é leitor? Apelo: vamos nos unir para colaborar com todos.  "A vida é muito curta para ser pequena". (Benjamin Disraeli)

 

 

 

Publicidade

Veja também