Osteoporose: como evitar?

OPINIÃO - Flávio Porto Franco Piola

Data 26/03/2020
Horário 04:13

A osteoporose é uma doença do esqueleto caracterizada pela perda progressiva da massa óssea, deixando os ossos fracos e suscetíveis a fraturas. Não é exclusiva dos idosos, porém, é grave e provoca fratura em uma ou duas vértebras da coluna em 20% das pessoas acima de 50 anos nos EUA. No Brasil, há mais de 10 milhões de pessoas com osteoporose. As fraturas de coluna e quadril estão associadas à dor crônica, dependência para realizar as atividades cotidianas, má qualidade de vidae aumento da mortalidade.

As causas da osteoporose são variadas, sendo as mais comuns o avançar da idade em ambos os sexos e o período pós-menopausa nas mulheres, quando diminui a produção hormonal. Outras causas e fatores de risco são alcoolismo, tabagismo, uso prolongado dos “protetores do estômago” (ex. omeprazol), altas doses de corticoides, diabetes, doenças reumáticas, cirurgia bariátrica, insuficiência renal e outras.

É uma doença silenciosa e os sintomas só aparecem quando há fratura. A identificação dos fatores de risco é essencial para prevenção e tratamento. O diagnóstico é confirmado com exames de sangue, urina, radiografias e densitometria óssea. O tratamento pode ser não medicamentoso e medicamentoso para reduzir o risco de fraturas.

As causas da osteoporose são variadas, sendo as mais comuns o avançar da idade em ambos os sexos e o período pós-menopausa

Para prevenção e tratamento, a dieta deve ser adequada em proteínas, calorias totais, cálcio e vitamina D. É recomendável parar de fumar e evitar consumo excessivo de álcool. Os exercícios são importantes para aumentar a densidade óssea na coluna e no quadril, e a força muscular, evitando a fragilidade, quedas e risco de fraturas. Os exercícios devem ser eficientes, agradáveis e praticados regularmente em longo prazo.

Outras medidas de prevenção incluem adequação da casa, sessões de fisioterapia e exercícios de equilíbrio para diminuir o risco de quedas. Pessoas fragilizadas ou com pouco equilíbrio devem usar bengala ou andador.

A osteoporose deve ser evitada desde a idade adulta, pois quando instalada pode ser revertida apenas parcialmente. Portanto, cuide-se adotando estilo de vida ativo e oriente também seus familiares e pessoas próximas.

               

 

 

 

Publicidade

Veja também