Parceria traz banca examinadora para concessão de DRT a artistas

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 19/05/2019
Horário 04:30
José Reis - Encontro com artistas ocorreu ontem no Matarazzo, em PP
José Reis - Encontro com artistas ocorreu ontem no Matarazzo, em PP

Ontem, em Presidente Prudente, foi um dia dedicado aos artistas, dirigentes, técnicos culturais e a todos os interessados em obter o DRT – registro profissional - para atuar formalmente. A ação ocorreu no Centro Cultural Matarazzo e foi uma parceria entre o GTOPP (Grupo de Teatro Organizado de Presidente Prudente), com o apoio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura) e do Sated (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado). “Para tirar o documento, é preciso ir até São Paulo. Por isso, com essa ação integrada, conhecemos os grupos do interior e trazemos a banca que seria na capital, para incentivar e garantir a otimização de tempo e dinheiro”, lembra o diretor administrativo do Sated, Luis Sandei.

O cronograma das atividades iniciou com o encontro com os dirigentes, artistas e técnicos de Presidente Prudente e região na parte da manhã, seguido da banca examinadora na parte da tarde, com a avaliação de pastas para os que pretendem se capacitar profissionalmente e finalizou com uma palestra sobre capacitação na área. Vale destacar que, se aprovado na banca e com o laudo em mãos, o candidato poderá atuar, ainda, como ator, artista circense, modelo e outros.

Já sobre a importância de participar da atividade, conhecer profissão e garantir o registro, o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado informa que, além da oportunidade, é preciso cumprir com a legislação e normas que regem as profissões, a exemplo da Lei 6.533/78 e que regulamenta o trabalho de artistas e técnicos de espetáculos de diversões, profissionais de televisão, cinema e publicidades. “Caso contrário, trata-se de exercício ilegal da função, incorrendo e multa e suas penalidades”.

 

Publicidade

Veja também