Páscoa – O Peixe: Significados e... receitas

Delícias & Delícias

COLUNA - Delícias & Delícias

Data 28/03/2018
Horário 12:16

A Páscoa possui diversos símbolos, dentre eles, o peixe. A Páscoa mantém o sentido da trajetória da história de Jesus Cristo para os cristãos. O peixe, um dos símbolos mais antigos, está vinculado às aparições de Jesus que sempre se liga à presença do peixe em sua história, após a Ressurreição e diz respeito ao próprio Cristo Ressuscitado.

Além disso, os primeiros cristãos praticavam o costume de trocar alimentos como presentes, como por exemplo ovos (de galinha, de verdade – não os de chocolate) e peixes.

Durante a Quaresma – os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicavam-se ao jejum, para lembrar os 40 dias de penitência em que Jesus passou no deserto e os sofrimentos que suportou na cruz.

E a substituição do ato de comer carne por peixe procura relembrar a crucificação de Cristo. A abstenção da carne foi instituída pelo Papa Pio XII, na Sexta-feira da Paixão, a partir de 1951.

 

Peixe com Gengibre

Jornal O Imparcial

(prepare no micro)

Ingredientes: ½ xícara de leite de coco, ¼ xícara de azeite, ¼ xícara de cebolinha verde picada, 3 colheres (sopa) de suco de limão, 2 colheres (sopa) de gengibre ralado, 1 colher (sopa) de sal, 4 postas de peixe, 3 dentes de alho picados, 3 tomates sem pele e sem sementes picados, 1 cebola média picada.

Preparo: Coloque em um refratário o azeite, a cebola, o alho e os tomates e leve ao microondas, com tampa, em potência alta, por 3 minutos. Acrescente o leite de coco, o gengibre, o sal e o suco de limão. Misture bem. Junte as postas de peixe e regue-as com o tempero. Leve ao forno em potência média por 10 minutos. Retire do forno, polvilhe a cebolinha verde e sirva.

 

Moqueca de Peixe

Ingredientes: 1 kg de postas de peixe da sua preferência (namorado, por exemplo), sal e pimenta do reino, suco de 2 limões, 4 tomates cortados em rodelas, 2 pimentões em rodelas, 2 cebolas em rodelas, 4 raminhos de coentro, 1 xícara de leite de coco, ½ xícara de azeite de dendê.

Preparo: Tempere as postas de peixe com sal, pimenta e suco de limão. Depois, coloque apenas algumas das postas numa panela. Cubra as postas de peixe com metade das rodelas de tomate, cebola e pimentão, e metade do coentro. Só então adicione o restante do peixe. Agora cubra as postas com a outra metade do tempero e regue tudo cuidadosamente com o leite de coco e o azeite de dendê. Leve a panela ao fogo brando e mantenha-a tampada, até que o peixe esteja completamente cozido. Está pronto. É só servir!

Este prato ganha um sabor todo especial se preparado em panela de barro .

 

Empadinhas de Queijo

Jornal O Imparcial

As empadinhas de queijo servem como acompanhamento para os pratos à base de peixe.
Massa: 3 gemas, 6 colheres (sopa) de farinha de trigo, 100 g de margarina, 1 colher (sopa) de óleo, sal.

Recheio: 1 copo de leite, 100 g de queijo ralado, 2 ovos inteiros.

Preparo: Junte os ingredientes da massa com as pontas dos dedos até formar uma bola. Deixe descansar na geladeira por 1 hora. Abra nas forminhas, com as mãos. A massa é quebradiça. Bata no liquidificador os ingredientes do recheio. Encha as forminhas e leve ao forno médio.

 

Chocolate e os Ovos de Páscoa

O Ovo da Páscoa é um símbolo de nascimento e vida e está relacionado com a Páscoa comemorada pelos cristãos, pela representação da Ressurreição de Jesus Cristo, com a esperança de uma nova vida.

Presentear as pessoas com ovos é um costume antigo. E prepará-los em casa? Siga os passos que Delícias & Delícias preparou para você e... Feliz Páscoa!

 

Aula de Chocolate

Maneira de preparar o Chocolate:

1) Cortar o chocolate em raspas com uma faca de serra.

2) Colocar numa panela

3) Levar outra panela ao fogo com água e quando atingir a temperatura desejada (não deixe ferver), desligar e encaixar a panela de chocolate sobre ela (derreter sempre em banho-maria).

4) Com a panela tampada esperar 5 minutos.

5) Mexer o chocolate até que ele fique bem derretido.

6) Passar para um banho-maria frio, sempre mexendo até que ele fique totalmente frio.

7) Agora ele já está pronto para ser usado. É o chocolate temperado.

*** O chocolate deve transpirar por 12 horas depois de sair da geladeira. Só então, ele estará pronto para ser embrulhado.

 

OVOS DE PÁSCOA: Colocar o chocolate já frio dentro da fôrma do ovo. Encher até a metade, bater para a massa de chocolate assentar, girar a fôrma levando até as bordas. Leve para a geladeira por alguns minutos e com uma espátula vá levando o chocolate nas bordas.

 

Nutrição

Chocolate e Nutrição

O chocolate é um alimento elaborado a partir do cacau, um fruto abundante em várias regiões do Brasil. O cacau torrado apresenta um sabor amargo. Para obter o doce sabor são necessárias algumas combinações.

• Chocolate ao leite é uma combinação de cacau, leite em pó e açúcar.

• Chocolate meio amargo apresenta em sua composição mais cacau e uma menor concentração de açúcar.

• Chocolate branco é composto de manteiga de cacau e não de cacau.

• Chocolate diet é ausente de açúcar, mas apresenta um alto teor de gordura e é tão calórico quanto as versões não light.

 

O chocolate, em relação à composição nutricional, pode-se dizer que ele é rico em gorduras e carboidratos. Mas, o fato de ser rico em gorduras não significa que é rico em colesterol.

Apresenta substâncias funcionais que são poderosos antioxidantes e protetores do sistema cardiovascular.

Também é considerado um alimento estimulante devido à presença da teobromina.

É uma excelente fonte de magnésio – nutriente essencial para a contração muscular e fixação do cálcio nos ossos.

Do ponto de vista nutricional, o único inconveniente do chocolate é o alto valor energético.

E se a pergunta é: chocolate pode ser consumido por quem quer emagrecer ou não pretende engordar? A resposta é: depende da quantidade. Mas, se souber dosar, com certeza poderá comer tranquilamente.

FELIZ PÁSCOA!!!

Publicidade

Veja também