Pautas para utilização do IBC serão abertas no dia 20 deste mês

Aberto ao público, espaço é utilizado para eventos culturais, sociais e religiosos, muito frequentado por moradores da cidade e região

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 08/11/2018
Horário 04:16

A partir de 20 de novembro estarão abertas as pautas para utilização do IBC – Centro de Eventos para o exercício de 2019 e, também para espaços que pertencem ao complexo do Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente: Teatro Paulo Roberto Lisboa, Auditório Sebastião Jorge Chammé, Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo e Laje, para eventos agendados para os meses de fevereiro a abril de 2019.

De acordo com a professora Erica Vianna Fernandes, que é produtora cultural da Secult (Secretaria Municipal de Cultura) e responsável pelos agendamentos do Centro de Eventos, “após um longo período de abandono, o governo municipal, por meio da pasta cultural iniciou um processo de recuperação/restauração deste importante equipamento cultural. Atualmente é um importante espaço de eventos culturais, sociais e religiosos, muito frequentado por moradores da cidade e região”, expõe a produtora cultural.

Erica lembra que o IBC Centro de Eventos possui pavilhão com vão livre medindo 3 mil metros quadrados de construção e área de entorno superior a 36 metros quadrados. O local tem capacidade para 7.243 pessoas.

Segundo a professora, a edificação do antigo Instituto Brasileiro do Café, tem importante significado para a história do município desde sua criação pelo governo federal, na tentativa de valorizar o café após a crise de 1992, utilizada para o armazenamento dos grãos até o final da década de 80.

“Vejo o IBC como um grande equipamento cultural, de valor histórico indiscutível, possui uma arquitetura antiga muito bonita que atrai muitos estudantes de Engenharia e Arquitetura. É de fato um grande centro de eventos para Prudente e região e que pode ser bem utilizado para prestação de serviços à comunidade”, frisa a produtora cultural.

 

Eventos diversos

Conforme Erica vale lembrar que o uso do IBC é regulamento pelo Decreto 26.489/2016, que estabelece a cobrança de preço público e normas para o funcionamento e utilização do espaço. Os recursos são depositados no Fundo Municipal de Cultura.

Ela explica aos interessados que o Centro de Eventos tem por finalidade o desenvolvimento socioeconômico e cultural do município e destina-se a realização de eventos de caráter artístico em diversas linguagens, música, dança, cinema, circo, literatura, artes visuais, folclore, arte popular e afins.

“Também sedia eventos de caráter sociocultural e comercial, como feiras comerciais, gastronomia, esportes, congresso e afins. Contudo, não é permitida a realização de casamentos, formaturas, bailes, festas de rodeios, corridas de qualquer tipo de veículo automotivo e festividades similares”, destaca a responsável pelos agendamentos do local.

 

Serviço

Mais informações a respeito de agendamentos entrar em contato com Érica pelo número (18) 3226-3399 – Departamento de Difusão da Secult no Centro Cultural Matarazzo que fica na Rua Quintino Bocaiúva, 749 - Vila Marcondes, Presidente Prudente.

 

 

Publicidade

Veja também